Turismo

O Santuário do Caraça

caraca2

José Afonso de Oliveira

Um bom lugar para visitar e sair do lugar comum é ir até o Parque Nacional do Caraça. Lá está o mosteiro do Caraça, em estilo gótico, construído entre 1774 e 1779, pelo monge Lourenço que veio de Portugal atraído pelo ouro.

Em 1820, o Santuário abriu suas portas para alunos criando, assim, o Colégio e Seminário do Caraça.

Hoje a construção aloja turistas do Brasil e do mundo, com uma área de 11.233 hectares. O Santuário do Caraça está situado a 1300 metros de altitude com uma temperatura média de 15º C.

Para os amantes da natureza e os que gostam de fazer caminhadas em meio a muito verde e ao canto dos pássaros, este é um lugar ideal para se passar dias inesquecíveis. Bom para um retiro espiritual e para reativar as energias.

Com um mapa na mão ou acompanhado de um guia local, o visitante poderá conhecer lugares inesquecíveis como a Cascatinha, Tanque Grande, banho do Belchior, Piscina Natural, Mirante, Taboões, que ficam em média 3Km do mais distante. O visitante poderá conhecer a Cascatona com cerca de 90 metros de queda d’água, Grande Funil, Grutas do Padre Caio, Pico do Caraça (1909m), Pico da Verruguinha (1722m), Pico do Inficionado (2068m), Pico do Sol (2072m), Bocaina e mais de dezenas de lugares maravilhosos.

Além de tudo isso, as noites do Caraça reserva uma atração especial aos visitantes. Todas as noites, por volta das 19 horas, uma família de lobos guará visita as escadarias da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens proporcionando ao visitante um momento muito especial; e como não poderia deixar de mencionar, a comida mineira ao ser servida deixa o visitante sempre com um gostinho de quero mais.

O Caraça é um destino que vale a pena visitar e está situado na cidade de Santa Bárbara, em Minas Gerais, distante 120 km de Belo Horizonte pela BR 262.

Para finalizar é bom lembrar que o mais importante é preservar a natureza, não deixar lixo nos passeios e não desbravar matas selvagens.

 

José Afonso de Oliveira é agenciador de Turismo, dono da Afontur

Deixe um comentário