Os verdes montes de Minas

Curta o sossego e o romantismo de Monte Verde. P@rtes convida você para passar um final de semana tipicamente europeu, degustando delícias da gastronomia alemã nessa maravilhosa e tranquila cidade mineira.

José Afonso de Oliveira

Monte Verde fica no extremo sul de Minas Gerais. A 160 km da cidade de São Paulo e a 508 km da capital mineira, pela rodovia Fernão Dias. Em 1936, um  imigrante da Letônia, Werner Grinberg  atraído pelo clima, chegou aos “Campos de Jaguari”, em Camanducaia onde comprou várias terras para formar a sua fazenda. As terras passaram a ter o nome de seu fundador: “grin”, que significa verde em letão e “berg”, monte. Encravada na Serra da Mantiqueira, está situada a uma altitude de 1.600 metros.

Em 1952, Grinberg loteou a fazenda e doou para alemães, húngaros, suíços e italianos. Monte Verde ficou com a cara dos Alpes alemães e suíços.

 monteverdeplato

O clima é romântico, propício para namorar e curtir a natureza. No frio a cidade fica agitada, com a presença dos jovens da classe média que passam as férias na cidade. Para enfrentar o frio: vinhos, chocolates, “fondues” e cafés à luz de velas. Em dias mais frios, no inverno, as margens dos rios e as gotas de orvalho nos pinheiros chegam à congelar.

As caminhadas por trilhas até os picos da Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Mirante e Selado, com 2.080 metros de altitude. O belo visual compensa o esforço empreendido para chegar aos picos. Nos dias límpidos é possível avistar, da Pedra Redonda, com 2060 metros acima do nível do mar, o Vale do Paraíba.

Há belos passeios a cavalo pelas ruas de terra.

É muito bom acordar, abrir a janela das pousadas e dos hotéis da cidade e deixar que a tranquilidade, o ar puro e a mais bela paisagem invadam seu corpo. A maravilha da natureza compensa!

E não se esqueça, se alguém se despedir com um “sveiki”, responda tchau e até breve como um entendido na língua falada da Letônia.

José Afonso de Oliveira é proprietário da Afontur-Agência de Viagens e Turismo Ltda.

Post Author: revistapartes