Turismo

Penedo, um pedaço da Finlândia no Brasil

 

Ano I – Nº4 – Julho de 2000 como www.partes.com.br/turismo04.html

O clima ameno, rios e cachoeiras que formam piscinas naturais de águas límpidas, pousadas confortáveis e tranquilas, saunas públicas, hospitalidade e simplicidade são as principais características deste povoado fundado por finlandeses no Brasil.

No começo

do século XX, a partir de 1920, finlandeses chegados à região do Itatiaia encantaram-se com a natureza ao redor da montanha. É bom lembrar que a Finlândia é o pais que mais possui lagos em todo o mundo, levando em consideração seu tamanho. A relação dos finlandeses com a natureza é de profundo respeito e remonta à época pré-cristã, quando eram honrados deuses como Ukko, o deus superior dos trovões e relâmpagos, e Rauni, sua mulher, a Mãe natureza.

Evidentemente ao chegarem a Penedo a ação dos finlandeses e de seus descendentes foi de se estabelecer e respeitar o ecossistema. Mesmo se tornando polo turístico Penedo preserva o sentimento de respeito à natureza. Os finlandeses levados por Toivo Uuskallio, naturalista que sonhava com um lugar ideal para viver com a família e amigos, logo perceberam que viver exclusivamente de cultivar aquelas terras exauridas pelas queimadas dos cafezais ia ser difícil, assim a colônia finlandesa começou a criar alternativas de sobrevivência e iniciaram, a produção de artesanatos e doces, utilizando os recursos disponíveis no local; depois passaram a fornecer rústica hospedagem para pessoas que procuravam um local de clima e alimentação saudáveis: era o começo do turismo.

Próxima do Rio de janeiro e de São Paulo, Penedo costuma ser invadida pelos turistas nos finais de semana, que se encantam com os chalés de madeira e os chocolates feitos pelos finlandeses, já que o clima da região de Itatiaia costuma chegar próximo de zero grau nesta época do ano, um atrativo a mais para os que buscam escapes do estigma de sermos um país exclusivamente quente.

Na Casa do Chocolate, fábrica artesanal, que oferece doces, tortas e chocolates nos mais variados sabores, inclusive existem fotos com neve na região, datadas de 1985.

Moradia do Papai Noel

A Finlândia, mais exatamente a Lapônia, no extremo norte do pais, é considerada a região onde mora o Papei Noel, e uma réplica da casa do Papai Noel foi construída no novo shopping de Penedo, aliás todo ele montado por casinhas de madeira, uma construção bem original, que foge realmente aos padrões brasileiros. Nos sábados à noite, grupos de rock cantando em inglês reforçam a impressão de estarmos em lugar de confluência de culturas

Para reforçar esta impressão o baile típico no Clube Finlandês, realizado todos os sábados à noite, a partir das 21 horas, mostra as danças e trajes típicos finlandeses e mostrar um pouco da história de seu pais tão distante e diferente do nosso, mas cujo descendente guardam e preservam na memória seus costumes.

E para queimar calorias depois de tanto chocolate e da boa comida dos restaurantes locais, existem inúmeros passeios a serem feitos a pé, como o caminho para as três Cachoeiras; chegar à última delas leva uma hora e meia.

 José Afonso de Oliveira é agenciador de Turismo, dono da Afontur – www.afontur.com.br

Deixe um comentário