As cachoeiras em Visconde de Mauá

Ano I – Nº5 – Agosto de 2000
As cachoeiras em Visconde de Mauá

José Afonso de Oliveira

Situada na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, no alto da Serra da Mantiqueira Visconde de Mauá é repleto de cachoeiras. Visitar a cidade é um belo atrativo e um bom desafio para quem gosta de aliar muito movimento e contemplação. As trilhas são fascinantes. Uma boa pedida é ir até a Cachoeira do Escorrega, de Santa Clara e Véu de Noiva.

A Cachoeira do Escorrega fica a 2500 da Vila Maromba e pode-se chegar facilmente de carro, mesmo que não queira escorregar tem uma bela piscina natural para mergulho, além de um belo visual. É a cachoeira mais alta, limpa e famosa do circuito.

Ficou com desejo de conhecer as outras. Pois é, não perca tempo!

 

Um pedaço da Europa ao alcance dos brasileiros

Ao passear pelas Serras Gaúchas, por cidades como Caxias do Sul, Gramado, Canela, Garibaldi e Bento Gonçalves é impossível não lembrar das imagens que temos da Europa.

Ao ver as vinícolas, cafés e casarões coloniais, a arquitetura, a uva e a hortênsia européias, as araucárias, quedas d’água, morros e vales vemos o quanto é rico este país.

Duas cidades destacam-se: Gramado e Canela.
Gramado é atualmente conhecida por sediar o festival de cinema que leva seu nome, a cidade tem um rico comércio artesanal e inúmeras casas de chá. Nelas são servidos os cafés coloniais, verdadeiras refeições para glutão nenhum botar defeito: mais de 40 variedades de pães, salgados, bolos e outros quitutes, além de chá, café com leite e chocolate quente. Para gastar todas essas calorias, nada melhor do que um passeio pelas cascatas da Morte, dos Narcisos e Véu de Noiva (notaram como sempre há um Véu de Noiva nas cidades?).

A vizinha Canela, surgiu em 50, distante apenas nove quilômetros, também tem suas belezas naturais, como a cascata do Caracol com seus 130 metros de altura. A cidade é mesmo a catedral de pedras. Surgida na década de 50 em estilo gótico britânico, tem uma torre de 65 metros de altura e ainda não foi totalmente concluída.

Conheça esta outra realidade brasileira. Visite as Serras gaúchas.

 José Afonso de Oliveira, é proprietário da Afontur Turismo – www.afontur.com.br

Post Author: partes