Turismo

Os Campos do Jordão


Por José Afonso de Oliveira

José Afonso de Oliveira é proprietário da Afontur – Turismo. Fone: (11) 4184-2124

Localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.700 metros, Campos do Jordão (167 km a nordeste de São Paulo) é uma cidade com características tipicamente européias. O símbolo de Campos é o pinheiro, presente em lei municipal.
Seu clima de montanha é reconhecido como um dos melhores do mundo. Suas quatro estações são bem definidas, podendo-se observar cenários de grande beleza durante todo o ano.

A cidade inspirou a escritora Dinah Silveira de Queiroz, que, em 1939, escreveu “Floradas na Serra”, sucesso também no cinema.
No inverno, a temperatura frequentemente cai a alguns graus abaixo de zero, registrando uma temperatura média anual de 13 graus centígrados e a temperatura mais baixa de 8 graus negativos.
As altitudes à partir do nível médio do mar variam entre 550 e 2.000 metros. A altitude média é de 1.700 metros.
Campos do Jordão é, sem dúvida, um excelente lugar para o repouso, pois o ar puro e o clima das montanhas devem ser aproveitados para a terapia.

Pedra do Baú, um exemplo de beleza
No alto da Serra da Mantiqueira, localiza-se a Pedra do Baú, com seus 1.950 metros de altitude. Embora pertença ao município de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão, podendo ser vista de quase todo o município. Vários grupos organizam caminhadas para escalar a Pedra partindo de São Bento do Sapucaí e de Campos do Jordão.
Antes chamada de Pedra do Embaú (vigia), foi batizada pelo povo de “Baú”, em virtude do seu formato retangular. A Pedra consiste de um imponente bloco de granito com uma base de 540 metros de comprimento por 40 metros de largura, e uma altura de 340 metros. Para quem olha de Campos do Jordão, ela é ladeada à esquerda pela Pedra Ana Chata (altitude de 1.670 metros), e à direita pela Pedra Bauzinho (altitude de 1.760 metros).
No pôr-do-sol a Pedra do Baú adquire novas cores, formando um lindo espetáculo de luz e sombras que encanta os amantes da natureza.

Horto Florestal
O Parque Estadual ou Horto Florestal é o mais antigo do Brasil e está distante 13 quilômetros da Vila Capivari (o centro turístico de compras). Sua área de 8.341 hectares ocupa um terço da superfície total da Estância de Campos do Jordão. Ali o visitante encontrará a maior reserva de coníferas do Estado. “Araucária Brasiliensis”, “Pinus Elliotis”, “Pinaster”, “Insulares”, “Taeda”, “Pátula” e outras espécies cuidadosamente plantadas, compõe um cenário impressionante. O Horto é administrado pelo Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário