Prefeita inaugura primeiro telecentro

Com a presença da prefeita Marta Suplicy, foi inaugurado nesta segunda-feira (18) no distrito de Cidade Tiradentes (Zona Leste) o primeiro dos 40 telecentros que a Prefeitura de São Paulo pretende instalar até o fim deste ano.<br>

O telecentro é um local onde a população tem acesso gratuito a cursos de informática e à Internet. São 20 computadores, com dois sistemas operacionais instalados (Windows e Linux) e acesso a web de alta velocidade, dos quais 15 ficam ocupados com alunos dos cursos de informática e outros cinco permanecem livres durante todo o período de funcionamento do local, das 9h às 20h, de segunda a sábado, e das 9h às 16h aos domingos.<br>

Marta Suplicy comparou a importância de ter noções de informática a alfabetização. “Quem não souber computador, vai ficar fora do mundo como o analfabeto já está hoje”. Para a prefeita, esta é uma iniciativa fundamental dentro da estratégia de se criar empregos nas regiões periféricas de São Paulo. “Para gerarmos emprego, precisamos de gente qualificada”, afirmou.

O telecentro de Cidade Tiradentes foi montado em 39 dias, de acordo com Sérgio Amadeu, com a colaboração da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo), da Cohab e da Administração Regional de Guaianases. O prédio reformado era originalmente um centro comercial e estava desocupado há oito anos devido à violência.

Marta destacou o objetivo do projeto E-Cidadania, de oferecer acesso a tecnologia nas áreas de maior exclusão social da cidade.

A colaboração da comunidade de Cidade Tiradentes à iniciativa da Prefeitura tem sido decisiva, elogiou Sérgio Amadeu. Este primeiro telecentro vai ser administrado pelo Conselho Gestor, coordenado por representantes do governo local. Os conselheiros compareceram em peso à inauguração e atuaram como anfitriões, explicando tanto para a prefeita como para a imprensa o funcionamento do telecentro.

Post Author: revistapartes