cinema Cultura

Filmes Iranianos

 

Por Jaqueline Novaes

 

gostodecereja2

 

 

filhosdoparaiso1Título:

Filhos do Paraíso “Children of Heaven”

Colorido

88 mim

Direção: Majid Majidi

 

O cinema iraniano é conhecido por suas belas produções, e esta não fica por menos.

O Diretor Majid Majidi é um dos maiores expoentes da sétima arte naquele país, sempre roteirizando argumentos simples e humanitários com perspectivas sociais. Ele nos mostra com esta película a emocionante história de Ali e Zahra, filhos de uma mãe adoentada e de um pai trabalhador e humilde.

Ali, o irmão mais velho e a pequena Zahra,se vêem obrigados a se revesarem no uso no tênis de Ali, já um tanto surrado, as situações que daí resultam são emocionantes e por vezes hilárias. As crianças fazem tudo em sigilo para que o pai não fique sabendo. Enquanto Ali se inscreve em uma corrida, pretendendo alcançar o terceiro lugar a fim de ganhar um tênis novo como prêmio.

 

 

Título:  Gosto de Cereja “Ta’m-e-Ghilass”

gostodecereja1

Drama,91 minutos,colorido.

Elenco: Homayoun Ershadi, Abdolhossein Bagheri, Afshin Bakhtiari.

Direção Abbas Kiarostami

 

Este filme, ganhador da Palma de Ouro “ Cannes 1997”, é um belo trabalho, Gosto de Cereja vale pela honestidade.

 

Filme : O Voto é Secreto

Esta produção fala dos Absurdos da Lei, contesta os valores que ela contém, de maneira tímida, é verdade, nas entrelinhas da história, que no quando de seu lançamento passou despercebido (ou não), a muitos críticos de cinema na época.

O cenário é o deserto -vasto quanto a própria concepção de liberdade -, onde cai uma urna eleitoral, um soldado do exército é incumbido de acompanhar a Agente Eleitoral, que vai de cidade em cidade atrás de voto.

Os argumentos de ambos personagens são extremamente reflexivos. Um filme para pensar e as tomadas longas auxiliam neste propósito.

ovotoesecreto

Espero que gostem.  E quem assistir, por favor, me envie seu comentário.

A Revista Partes espera que gostem desta “mostra” Iraniana.

 

Abraços

Jaqueline Novaes

 

Publicado originalmente em : Revista Partes – Ano V – novembro de 2004 – nº 51 <http://www.partes.com.br/ed51/cinema.asp>

Deixe um comentário