Meio Ambiente

Câncer de mama

Simpósio internacional discute as atualidades no tratamento do câncer de mama

 

Um dos assuntos envolverá a radioterapia intra-operatória, conhecida como "cura em um dia"

  

 

O Centro de Oncologia Campinas (COC), o Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas (CEPOC) e a Philadelphia International Medicine se unem mais uma vez e promovem nesta sexta-feira, 23 de junho, a partir das 8h00, no auditório do  The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas, o Simpósio "Atualidades no Tratamento do Câncer de Mama". O encontro terá a coordenação dos médicos Fernando Medina, André Moraes, Gustavo de Souza, Henrique Benedito Brenelli e Mary da Silva Theresa.

O evento reunirá os maiores especialistas do País e um dos pontos mais esperados é a teleconferência, a partir das 9h00, com o médico Kevin Reitnauer Fox, diretor do Centro do Câncer Universitário Rena Rowan, da Philadelphia.

Segundo o médico Fernando Medina, diretor do Centro de Oncologia Campinas, a cada ano, mais de 40 mil mulheres no Brasil recebem o diagnóstico do câncer de mama, e um dos objetivos deste simpósio é discutir novas técnicas de tratamento da doença. “Os mastologistas, os oncologistas e os radioterapeutas que abordam as pacientes com câncer de mama a cada dia se surpreendem com os avanços nesta área da medicina. Nos últimos anos, temos presenciado grandes avanços na área cirúrgica, onde a redução do tamanho da cirurgia é uma constante”, pondera Medina.

Fernando Medina destaca ainda a que Radioterapia Intra-Operatória da mama vem ganhando adeptos no mundo inteiro a partir dos resultados obtidos pelos estudos do médico italiano Umberto Veronessi, uma das maiores autoridades mundiais na luta contra o Câncer de Mama. “O Centro de Oncologia Campinas é um dos pioneiros na realização deste procedimento no país e estamos adquirindo experiências com a realização de vários procedimentos nos últimos meses. Tanto na quimioterapia como na hormonioterapia, temos vivenciado resultados expressivos na cura e, a longo prazo, beneficiando sobremaneira a sobrevida”, completa.

 

Radioterapia intra-operatória

 

         A radioterapia intra-operatória será uma das principais discussões dentro do Simpósio. Trata-se uma técnica revolucionária no tratamento do câncer de mama – desenvolvida há mais de cinco anos no Instituto Europeu de Oncologia, na Itália – é sucesso também no Brasil. Muitas pacientes já foram tratadas pelo novo método no Centro de Oncologia Campinas. O procedimento abrevia significativamente o tempo de tratamento e, por isso, está sendo chamado de “Cura em um dia”.

        A paciente realiza a cirurgia e a radioterapia em um único dia, sendo que ela entra na clínica cedo e à tarde vai para casa. “Imagine uma mulher que tem de voltar para fazer a radioterapia durante um período longo, os transtornos que esta nova técnica pode evitar, principalmente, se esta paciente mora longe dos grandes centros. Sem contar que não existem reações da pele, como o vermelhidão causado pela radioterapia diária, e os efeitos colaterais locais também não aparecem", diz Medina.

 

Os números de 2006

 

         Em todo o mundo, o câncer de mama continua sendo o segundo tipo mais freqüente e o primeiro entre as mulheres. O número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2006 é de 48.930, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Na região Sudeste, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres com um risco estimado de 71 casos novos por 100 mil. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, este tipo de câncer também é o mais freqüente nas mulheres das regiões Sul (69/100.000), Centro-Oeste (38/100.000) e Nordeste (27/100.000). Na região Norte é o segundo tumor mais incidente (15/100.000).                                                                       

         Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se descoberto e tratado rapidamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda seja diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

 

SERVIÇO:

 

Simpósio: Atualidades no Tratamento do Câncer de Mama

Local: Hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas

Data: dia 23 de junho, sexta-feira

Horário: Das 8h00 às 17h00, com palestras à cada meia hora.

Informações: (19) 3787-3435/ 3787-3436

 

0 Replies to “Câncer de mama

  1.  
     
     

    .★ * ★.. .*★ *. *..*     ★  ╱◥█◣ ╱◥█◣ ︱田︱田︱︱田︱田︱ ╬╬╬╬╬╬╬╬╬╬╬TUDO BEM?
    EU SINTO ORGULHO EM SER SUA AMIGA!
    E VOCÊ? GOSTOU DA FOTO-MONTAGEM?
    VOCÊ ESTÁ LÁ!
    BEIJINHOS,
    NINA ROCHA.
     
     
    Olha só:)
     
    LINDO CASTELO
     
    "QUANDO PEDRA
    NÃO MAIS PUDER SER…
    QUERO VIRAR PÓ!
    BEM FINO,
    CRISTALINO,
    MACIO PARA VOCÊ PODER CAMINHAR!
     
    E QUANDO EU FOR SOMENTE PÓ…
    NÃO QUERO LEMBRAR DO TEMPO!
    ESTAREI VOLTADA CONTRA O VENTO,
    OLHANDO A LUA!
     
    PÓ CRISTALINO,
    LUA CHEIA!
    CASTELO NA BEIRA DO MAR,
    PARA TE ENCONTRAR E AMAR…
     
    PEDRA EM PÓ…
    CASTELO DE AREIA…
    LUA BONITA!
    PEDRA…
    VIDA…
    ENERGIA…
    FORTALEZA INFINITA!
     
    NINA ROCHA.
     
     
     
     
     

Deixe um comentário