UFSCar estabelece prazo para definição de Programa de Ações Afirmativas

 

Até o final de 2006, Universidade deve debater e decidir sua política a partir de proposta elaborada por comissão criada pelo Conselho Universitário

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estabeleceu, em reunião no dia 30 de junho, o prazo para que a Universidade defina um Programa de Ações Afirmativas (PAA). Até novembro deste ano, a Instituição submeterá ao CEPE e ao Conselho Universitário (ConsUni) política de ações afirmativas prevista para vigorar a partir do Vestibular de 2008.

A deliberação do CEPE considerou os documentos apresentados por comissão criada pelo Conselho Universitário (ConsUni) em 2005 com o objetivo de elaborar uma proposta de PAA para a UFSCar. Após realizar diversos estudos e eventos abertos à participação de toda a comunidade universitária, a Comissão apresentou, em abril deste ano, a primeira versão da Proposta. A comunidade universitária pode então enviar suas contribuições ao documento. A partir dessas contribuições, foi elaborada então uma segunda versão.

A proposta em debate no momento prevê a implantação gradual e por prazo determinado da Modalidade de Ingresso por Reserva de Vagas na Universidade. No primeiro ano, 20% das vagas de todos os cursos da UFSCar seriam destinadas a candidatos oriundos de escolas públicas e, destas, 35% estariam reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas. Em cinco anos, o PAA chegaria à reserva de 50% das vagas. Além da nova modalidade de ingresso, a proposta de PAA prevê ações de ampliação do apoio à permanência na Universidade de alunos socioeconomicamente carentes e de apoio ao desenvolvimento acadêmico-pedagógico.

A expressiva maioria das contribuições enviadas à primeira versão da proposta foram favoráveis à implantação de um PAA, embora a comunidade sinta necessidade de mais tempo para amadurecimento do projeto. Todas as informações e documentos relativos à proposta de PAA para a UFSCar estão disponíveis em www.ufscar.br/acoesafirmativas.

Post Author: revistapartes