Livros

Arte na Bienal Ri

Arte como instrumento de comunicação e ação

na história da humanidade,

no último lançamento da SM na Bienal do Rio de Janeiro

 

Arte para compreender o mundo, de Véronique Antoine-Andersen, é lançado para atender o público infanto-juvenil

 

“A arte não existe apenas para decorar apartamentos; ela é uma arma defensiva e ofensiva contra o inimigo”.

Pablo Picasso, pintor espanhol

 

A arte entendida não apenas como a representação da beleza, e sim como representação da verdade humana em diferentes momentos da história da civilização. Isso é o que os leitores de Arte para compreender o mundo vão encontrar na obra de Véronique Antoine-Andersen, lançada no Brasil na Bienal do Rio de Janeiro.

A “publicidade oficial” das estátuas dos imperadores romanos; o código de conduta do século XV expresso na pintura Os sete pecados capitais, do pintor flamengo Hieronymus Bosch; a expressão dos desejos do Surrealismo dos anos 1940 na escultura da artista brasileira Maria Martins são algumas das manifestações humanas representadas através da arte e coletadas no lançamento da SM.

Com linguagem e conceitos acessíveis para o público infanto-juvenil, textos curtos, imagens selecionadas, diversidade de exemplos e, principalmente, uma concepção moderna do ensino de arte, este livro possibilita a compreensão do mundo através da arte. Além disso, é belo e bem-concebido, com textos que amarram as idéias e os conceitos de forma precisa e inteligente, facilitando o ensino da arte.

A obra segue uma tendência moderna de ensinar a arte de forma comparativa, por meio do agrupamento temático. Em vez de apresentar o assunto cronologicamente, a autora aborda questões filosóficas e políticas a partir das concepções de arte através dos tempos e de cada cultura: a crença no poder mágico da arte na pré-história e na Antigüidade, a arte como meio de narrar histórias e como representação do mundo são algumas delas.

Véronique Antoine-Andersen trabalhou no Museu de Herbe, depois no Halle de Saint-Pierre. Também faz conferências para crianças e adultos no Centro George-Pompidou, em Paris, França.

SM faz parte do Grupo SM, fundado há 60 anos, na Espanha, onde é líder de mercado nas áreas de publicações escolares (didáticas e paradidáticas) e de literatura infantil e juvenil. Desde que iniciou suas atividades no Brasil, em agosto de 2004, vem construindo no país um amplo projeto cultural, que envolve publicação de livros de qualidade, intenso suporte ao professor, apoio a pesquisas educativas, avaliação de escolas, e o Prêmio Barco a Vapor, que busca estimular a produção literária infantil e juvenil nacional.

    Ficha técnica Arte para compreender o mundo

    Autora Véronique Antoine-Andersen | Tradução Maria da Conceição Rodrigues

Formato 22 x 28 cm | Número de páginas 96

ISBN 978-85-7675-180-9 I Indicação A partir de 10 anos

Preço R$ 30,00

Edições SM 

Deixe um comentário