Uncategorized

Confidencial

Nair Lúcia de Britto

publicado em 07/09/2007

 

 

O personagem principal deste filme é Truman Capote, um escritor e jornalista norte-americano que se tornou famoso “pela arte de lustrar fatos sólidos com o estilo vaporoso da ficção.”
O que era para ser uma simples reportagem policial para a revista “New Yorker, sobre um crime bárbaro contra uma família, em 1959, no Kansas, culminou numa obra literária: “A Sangue Frio”, publicada em 1964.
A obra que o consagrou foi a mesma que transformou o homem despreocupado e bem-humorado; intrigante e superficial; que circulava  nos ambientes requintados e conquistava a alta classe com sua inteligência e seu ar irônico e engraçado; num homem famoso, rico e bem-sucedido; porém melancólico.
Foi esse livro que inspirou a criação do filme “Confidencial”, que narra como tudo começou:  desde a viagem de Truman Capote (magnificamente interpretado pelo ator inglês Toby Jones) e sua assistente Harper Lee (Sandra Bullock); a amizade que fez com os familiares das vítimas, para apurar os fatos;   as entrevistas com os assassinos; e, por fim, a cena traumática da pena de morte.
A beleza do filme transparece nos diálogos inteligentes, na linguagem peculiar e refinada de Truman Capote; na forma sutil e persistente que o escritor consegue, passo a passo, explorar a alma de um dos criminosos, Perry Smith (Daniel Craig), para entender seu ato  desumano, até  penetrar na sua mais recôndida e frágil sensibilidade.
No início dessa trajetória psicológica, em dado momento o criminoso pergunta ao escritor:
— Por que você me trata bem? Eu sou um criminoso!
E Capote responde:
— Porque você é um ser humano. E você tem alma de artista.
— Como você poderia saber? Eu não contei a ninguém.
— Porque sei reconhecer a alma de um artista. Um artista é uma pessoa muito especial; por ser capaz de fazer o mundo parecer ser um pouco melhor.
A partir daí nasce uma amizade que transforma a vida do escritor e que transforma um assassino desumano em um homem tão sensível quanto qualquer outro.
O título “A Sangue Frio” — o escritor deixa bem claro — não se refere ao  monstruoso crime: mas, sim, às cenas tétricas, terríveis, e cruelmente premeditadas, da execução de um criminoso cumprindo sua pena de morte!

Infamous
EUA/ 2006/ 110 minutos/ cor/ 35mm
Gênero – Drama
Direção – Douglas McGrath
Elenco – Sigourney Weaver, Toby Jones, Gwyneth Paltrow, Juliet Stevenson, Michael Panes, Hope Davis, Frank G. Curcio, Sandra Bullock, Isabella Rossellini, John Benjamin Hickey, Peter Bogdanovich, Jeff Daniels, Marco Perella, Bethlyn Gerard, Libby Villari, Joey Basham, Marian Aleta Jones, Terri Zee, Richard Jones, Brian Shoop, Lee Pace, Daniel Craig, Brady Coleman, Lee Ritchey, Zachary Burnett, Brady Hender, Terri Bennett Inadequado para menores de 14 anos

Deixe um comentário