Colunistas Crônicas

Previsões trabalhistas

Gilberto da Silva

publicado em 07/09/2007 como www.partes.com.br/colunistas/gilbertosilva/previsoes.asp

Angelus Novus – Paul Klee (1932)

“Minhas asas estão prontas para o vôo,
Se pudesse, eu retrocederia
Pois eu seria menos feliz
Se permanecesse imerso no tempo vivo.”
Gerhard Scholem, Saudação do anjo

Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.

Tradução de Sérgio Paulo Rouanet

Ensaio obtido em Walter Benjamin -– Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232.

 

 

 

Gilberto da Silva é professor, jornalista e sociólogo. Editor da Partes

Um AMIGO desde BEM AMIGO ao tirar da sua bolsa de adivinhação um rol de previsões que não cheira bem, deixou-me intrigado. Ainda que sendo um sujeito considerado doido, fiquei preocupado e devo compartilhar com meus amigos leitores estas angústias, dilemas e adivinhações:

1. Num futuro próximo os homens deverão se aposentar ao completar 75 anos, mas esta aposentadoria não deverá ser integral. O sujeito que não estiver contente com o baixo piso da aposentadoria, poderá trabalhar mais 10 anos e conseguir a Integral. Dizem que em breve algum governante vai propor esta lei em Brasília com uma mala cheia de planilhas e previsões futuras de longevidade da espécie humana cruzada com a ineficiência do poder público em controlar as contas da Previdência.

2. Não haverá mais funcionário público, estes serão substituídos por um belo corpo de voluntários, cheios de vontade e de amor para dar à causa pública. Com isto durante um bom tempo os governantes ficarão despreocupados com esta categoria que lhes incomodam. Como bem exaltam esta categoria só faz greve, não gosta de trabalhar, não obedece ordens e só pensam na aposentadoria. Os cargos em comissão continuarão existindo sempre composto por criaturas que entendem do riscado, do bordado e da alta costura política. Eles não trabalharão. Eles apenas serão gerentes com altos salários pois todos os serviços estarão privatizados.

3. Alguma coisas que já estão prestes a acabar, acabarão. Férias, décimo-terceiro salário, abonos, gratificações, incorporações e uma série interminável de benefício, que segundo os neoliberais só servem para travar o desenvolvimento do capitalismo no PAÍS serão objetos do passado. Não haverá mais carteira de trabalho e muito menos trabalho! Seria bom só o ÓCIO, mas por falta de alguma coisa para fazer o GOVERNO determinará que todos os candidatos à ociosidade trabalhem pelo menos uma vez por mês numa Frente de Trabalho, todos devidamente cadastrado em seu Estado e em suas prefeituras. Haverá um momento de reação do Governo e é bem possível que o ÓCIO seja considerado uma atividade terrorista e então todos deverão se dividir entre o Lazer e algum emprego que existir ou que for criado por decreto.

4. As Casas de Leis, por não serem improdutivas, continuarão existindo e em maior número, com seus representantes bem remunerados para não sucumbirem à corrupção. Eles receberão um AUXÍLIO ANTICORRUPÇÃO e terão um Salário Quarentena se não conseguirem se reeleger. Mas não haverá nenhum funcionários em suas Casas de Lei, o que compensará toda esta derrama.

5. Não pensem que os trabalhadores da iniciativa privada ficarão imune aos ataques. Só se aposentarão aqueles que comprovadamente atestar mais de 55 anos de trabalho. Posto que um sujeito no PAÍS terá seu primeiro emprego aos 20 anos, façam suas contas….

Mas não faltarão políticos e uma boa campanha da mídia pedindo para elevar para 60 anos de trabalho efetivo e também pessoas mais radicais pedindo por completo a extinção de todo e  qualquer plano de aposentadoria. Os mais espertos aplicarão na Poupança para pagar os remédios antes do anunciado FIM.

 

Deixe um comentário