Machuca – Chile/Espanha – 2004

Nair Lúcia de Britto

publicado em 13/09/2007

www.partes.com.br/cultura/cinema/machuca.asp

 

  MACHUCA
(Chile/Espanha-2004)

     Essa história se passa em 1973, em Santiago, quando o Chile atravessa uma situação política bastante conturbada. Pelas ruas da cidade, algumas passeatas apoiam o Socialismo, sistema de governo implantado por Salvador Allende. Outras, porém, contestam-no, unindo-se ao partido da direita nacionalista que luta para reassumir o poder.
O padre McEnroe (Ernesto Malbran), diretor do colégio Saint Patrick, o mais bem conceituado estabelecimento de ensino da capital chilena, tem um papel relevante nessa ocasião histórica. Isto em razão da nova política administrativa que resolve aplicar dentro do colégio; inspirado nos princípios socialistas do governo Allende.
Dessa forma, ele abre as portas do colégio para que meninos de classe mais baixa também possam estudar ao lado dos outros, de classe alta. Para que o colégio não fosse prejudicado quanto às finanças, como pagamento, os alunos menos favorecidos ajudariam na horta da escola, também organizada pelo padre.
Os alunos de classe alta, porém, não colaboram nem um pouco com o gesto solidário do padre e não perdem tempo em hostilizar os recém-chegados.
O primeiro alvo é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, na hora do recreio, é agarrado e preso, com as mãos para trás, por dois meninos ricos que convidam um terceiro para que o agredisse. Mas Gonzalo Infante (Matías Quer) se recusa a praticar a agressão covarde: o que dá origem à briga.
A partir daí nasce uma sincera amizade entre Gonzalo (o menino rico) e Machuca (o menino pobre) apesar das classes tão distintas. E, assim, ambos passam a conhecer um o mundo do outro e a perceber as enormes diferenças entre eles…

Ficha Técnica
Título original: “Machuca”
Gênero: drama
Distribuição: Mais filmes
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Andrés Wood
Elenco:
Matias Quer
Ariel Mateluna
Manuela Martelli
Ernesto Malbran
Aline Kuppenheim
Site oficial:
www.machucacine.cl
Estúdio: Wood Producciones/Tornasol Films

Post Author: partes