Uncategorized

Noel Rosa – O poeta da Vila

Nair Lúcia de Britto

publicado em 01/02/2008 www.partes.com.br/cultura/cinema/noelrosa.asp

 

NOEL – O POETA DA VILA (Brasil – 2007)

O filme conta a vida de Noel de Medeiros Rosa, um dos maiores compositores da nossa música popular brasileira.

O inesquecível “Poeta da Vila”, como era chamado, nasceu no Rio de Janeiro, em 1910. E, com apenas 19 anos de idade, compôs o seu primeiro samba: “Com que Roupa”, que fez logo um enorme e inesperado sucesso! Fascinado pelo caminho da música e pela boemia das noites cariocas, Noel Rosa abandona a Faculdade de Medicina para se dedicar exclusivamente à sua arte.

Em pouco tempo, tornou-se um dos grandes ídolos do rádio; sendo considerado o mais original intérprete brasileiro, sobressaindo-se tanto como letrista como criador musical.

A dançarina Ceci foi o grande amor de sua vida; que, no entanto, tornou-se impossível quando o sambista sentiu-se no dever de casar-se com sua outra namorada, Lindaura.

Dividido entre esses dois amores, o poeta teve uma vida sentimental bastante conturbada; mas que, por outro lado, o inspirou a criar as mais belas canções.

Apesar de sua breve existência na Terra, Noel Rosa deixou mais de duzentas composições, dentre as quais: “Feitio de Oração” (1932); “O Orvalho vem Caindo” (1933), com parceria de Kid Pepe; “Último Desejo” (1934), em parceria com Vadico;

“Pastorinhas” (1935), em parceria com João de Barro.

Nesse filme, a deslumbrante atriz Camila Pitanga se destaca no papel da intrigante e sensual Ceci; e Rafael Raposo interpreta muito bem o poeta.

A atriz santista Carol Bezerra também marca presença, graças à sua belíssima voz, interpretando a cantora, famosa, Aracy de Almeida.

Nair Lúcia de Britto

Comentarista de Cinema

Noel – O Poeta da Vila
De 04 a 10 (Janeiro – 2008)

(Noel – O Poeta da Vila)
Brasil/ 2007/ 100 minutos/ cor/ 35mm
Gênero – Drama
Direção – Ricardo van Steen
Elenco – Rafael Raposo, Camila Pitanga, Lidiane Borges, Laura Lustosa, Rui Resende, Paulo César Peréio, Flavio Bauraqui, Jonathan Haagensen, Carol Bezerra, Supla, Fabrizio Fasano, Rodrigo Amim, Fábio Barreto, Mário Broder, Valéria Castro, Ingrid Conte, Wilson das Neves, Daniel de Castro, Milton Filho Eduardo Gallotti Cristiano Gualda Fábio Lago Rodrigo Lima Leandra Miranda, Pedro Miranda, Otto, Érika Puga, Dalva Rodrigues, Roberta Rodrigues, Tia Surica
Inadequado para menores de 14 anos
A trajetória de Noel Rosa, um dos maiores compositores da história da MPB, que trocou a faculdade de Medicina pelo samba e pela boemia carioca, na década de 20, tornando-se ídolo do rádio, aos 19 anos, com o enorme sucesso alcançado com a canção Com Que Roupa. O filme acompanha não apenas a carreira musical de Noel, como também sua vida afetiva que, até morrer prematuramente de tuberculose, dividiu-se entre dois grandes amores: Lindaura, jovem operária com quem se casou, e Ceci, dançarina com quem manteve um caso tempestuoso. Como destaque vale ressaltar a presença no elenco da atriz santista Carol Bezerra, na vibrante interpretação da lendária Aracy de Almeida.

site oficial www.noelpoetadavila.com.br

Deixe um comentário