cinema Cultura nair lucia de britto

O Labirinto, a Magia do Tempo (Labyrinth) – EUA – 1986

Nair Lúcia de Britto

publicado em 07/03/2008

www.partes.com.br/cultura/cinema/labirinto.asp

 

O Labirinto é um dos famosos clássicos do cinema americano e um dos melhores filmes de aventura que eu já assisti, para o público infantil, mas que gente grande também gostou! Não só pela técnica utilizada, ao criar monstrengos engraçados, estranhos duendes que habitavam um castelo fantástico; como pela história, envolta em mistérios e as frequentes surpresas que acontecem no complicado labirinto; o que desperta um interesse tenaz nas crianças e faz os adultos rirem.

A história começa quando uma garota muito sonhadora (a bela Jennifer Connelly) fica muito entediada com a sua vida, que acha muito sem graça; com seu irmãozinho chorão e a madrasta sempre autoritária.

Numa crise de raiva ela resolve pronunciar as palavras mágicas que lera em seu livro preferido: “Labirinto”, apelando para que os duendes (personagens do livro) levassem aquele bebê para bem longe…

Qual não foi o seu espanto, quando se viu atendida. O arrependimento veio de imediato, mas para recuperar o irmão ela precisa percorrer o misterioso caminho que a levaria até o castelo de Jareth (David Bowie), o príncipe dos duendes, que está apaixonado pela rebelde garota…

A trilha sonora, criadora das músicas e das letras, é maravilhosa. A voz do ator britânico, David Bowie, bem-sucedido, inclusive na música (especialmente no rock), é muito agradável e contagiante.

Sem dúvida vale a pena rever esse filme, mostrá-lo às crianças de hoje e rememorar bons momentos do passado!

Ficha Técnica:

Direção, roteiro e bonecos: Jim Henson

Produtor executivo: George Lucas

Trilha sonora: David Bowie, Trevor Jones

David Bowie (Jareth, rei dos duendes); Jennifer Connelly (Sara); Shelley Tompson (a madrasta); Christopher Malcom (o pai; Natalie Finland (a fada); Shari Weiser (Hoogle).


Jennifer Connelly ganhou o Oscar e um Globo de Ouro em 2002, pelo filme “Uma Mente Brilhante”.

Deixe um comentário