Ciência e Tecnologia

Pesquisa ação em educação ambiental

Pesquisa ação em educação ambiental

Gilberto da Silva

publicado em 22/02/2008

Prêmio
A Braskem, petroquímica brasileira, recebeu o prêmio ambiental da GE pelo neste ano. Foi o terceiro ano consecutivo em que a empresa venceu o Return On Environment 2008 da GE-Water & Process Technologies, unidade da General Electric Company, pelos excelentes resultados obtidos com o projeto de Redução de Resíduos Sólidos de HCS (hidrocarbonetos clorados secos) na planta de PVC, localizada em Marechal Deodoro/AL. Além dos ganhos econômicos, a Braskem deixou de gerar 2.400 toneladas por ano de HCS, volume equivalente a 70% do total gerado pela unidade antes do projeto.

Expedição
Uma equipe de 30 pessoas, incluindo pesquisadores de universidades brasileiras e analistas ambientais do Instituto Chico Mendes, inicia no próximo domingo, 24 de fevereiro, a segunda expedição científica ao Parque Nacional do Juruena, localizado entre o extremo Norte do Mato Grosso e o Sudeste do Amazonas. O parque, com quase dois milhões de hectares, é um dos maiores do Brasil. Durante 21 dias, o grupo percorrerá cerca de mil quilômetros em avião, barco e a pé, nas áreas do Pontal do Mato Grosso e do Rio Tapajós, no Amazonas, para fazer o levantamento da biodiversidade da região. As informações vão servir para a elaboração do plano de manejo do parque.
otas
Taim
O Instituto Chico Mendes e o Ibama-RS criaram o Grupo de Trabalho para Avaliação dos Impactos Ambientais sobre fauna e flora decorrentes do incêndio na Estação Ecológica do Taim, ocorrido entre 28 de janeiro a 2 de fevereiro. O grupo é formado por analistas ambientais que estiveram envolvidos diretamente no combate ao fogo e que possuem conhecimento técnico sobre a unidade. O grupo já discute informalmente a metodologia e os próximos passos para recuperação da área atingida, mas a primeira reunião oficial só ocorre na quinata-feira 21. Esse primeiro encontro será realizado na Superintendência do Ibama em Porto Alegre e contará com a presença do diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes, Júlio César Gonchorosky.

Biocombustíveis
A Petrobras aposta em biocombustíveis para evitar emissão de 21,3 toneladas de CO² até 2012 e ampliar participação de biodiesel e etanol no setor de transportes é parte da estratégia da companhia para enfrentar mudanças climáticas. A Petrobras espera alcançar níveis de excelência na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), contribuindo para a sustentabilidade dos negócios e para a mitigação das mudanças climáticas. De acordo com Gabrille, um aumento no uso de fontes renováveis pode contribuir para reduzir em até 15% o consumo de energia proveniente de combustíveis.

Livro
O livro lançado pela editora Annablume: “A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas” aborda a educação ambiental e sugere uma mudança de postura, através de uma metodologia participativa. Os textos foram organizados por Marília F. de Campos Tozoni-Reis e trabalham a Pesquisa-Ação Participante e Educação Ambiental como uma abordagem dialética e emancipatória, ação coletiva na produção dos conhecimentos e outros tópicos que visam a compreensão e implantação deste processo metodológico. Prega-se, portanto o envolvimento dos sujeitos e a participação popular no processo.

http://www.partes.com.br/econotas/pesquisa.asp

Deixe um comentário