Uncategorized

Encontro discute governança e sustentabilidade

Especialistas discutem, nesta quinta (5), transparência e compartilhamento das decisões nos diversos setores da sociedade

O ciclo de encontros “Sustentável 2008” realiza na próxima quinta-feira (5) debate sobre “Governança e Sustentabilidade”, das 9h30 às 17 hs, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Este é o segundo encontro do Sustentável 2008, que dessa vez irá discutir e apontar caminhos para a assimilação de elevados padrões de governança nos diferentes setores, além de buscar soluções para obstáculos e conflitos resultantes desse processo de adaptação.

O ciclo de encontros “Sustentável 2008” é uma iniciativa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que em Brasília conta com o apoio da Câmara dos Deputados, por meio do Núcleo de Gestão Ambiental – EcoCâmara, e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Boa governança

A boa governança tem um papel essencial na assimilação do conceito de sustentabilidade: adotar uma estrutura de gestão compartilhada e transparente tornou-se fundamental para que organizações diversas atinjam seus objetivos da maneira mais eficiente. O componente da sustentabilidade insere um grande desafio no processo de gestão, exigindo que a visão integrada das dimensões econômica, social e ambiental permeie cada procedimento em organizações como empresas, governos, ONGs, entidades de classe e instituições da sociedade civil.

O evento contará com a participação do presidente do CEBDS e presidente da Amanco Brasil, Marcos Bicudo; do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado André de Paula; do coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho; do diretor de Mobilização da ONG SOS Mata Atlântica, Mário César Mantovani; e do presidente executivo do CEBDS, Fernando Almeida, fará a abertura oficial do evento.

O encontro terá dois painéis: “Governança para a Sustentabilidade” e “Governança e sustentabilidade nos diversos setores: boas práticas”. Como palestrantes do evento já estão confirmados a coordenadora do escritório do Pnuma no Brasil (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Cristina Montenegro; o sócio-fundador do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Lélio Laureti; o diretor da ONG Internacional Accountabiliy Joe Sellwood; o vice-presidente da Basf, Rui Goerck,; os deputados Nilson Pinto e Antônio Carlos Mendes (ex-presidente e ex-vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – gestão 2007); a chefe da Assessoria de Projetos Especiais da Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, Cássia Regina Botelho; secretário geral de Administração do Tribunal de Contas da União (TCU), Sérgio Sampaio Freitas de Almeida; diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Claúdio Weber Abramo; entre outros.

Lucro x sustentabilidade

O primeiro encontro do Ciclo Sustentável 2008 foi realizado no Rio de Janeiro (RJ) em março e teve como tema “Lucro X Sustentabilidade”. Após o evento de Brasília, o ciclo de discussão seguirá em julho para Recife (PE), onde o tema central será a “Biodiversidade e Pesca: Serviços Ambientais Ameaçados”. O quarto encontro discutirá, em Vitória (ES), dia 13 de agosto, o “Papel da Comunicação na Sustentabilidade”, e por fim, o quinto, que será em Belém (PA) no dia 10 de setembro, discutirá a “Mudança do Clima, Desmatamento e Agronegócio”.

De acordo com o presidente-executivo do CEBDS, Fernando Almeida, o ciclo Sustentável 2008 visa levar a discussão sobre sustentabilidade a outras cidades do País, deixando a velha prática de manter os debates apenas restritos ao eixo Rio-São Paulo, e quebrar o caráter elitista que ainda prevalece em torno do assunto.Sustentável 2008 – Governança e SustentabilidadeDia 5 de junho de 2008 – 9:30 às 17:00

Programe-se: Encontro Sustentável 2008 – Governança e Sustentabilidade,quinta-feira (5),das 9h30 às 17 hs, no Auditório Nereu Ramos – Anexo II – Câmara dos Deputados. Inscrições gratuitas.

Inscrições e Informações no endereço www.sutentável.org.br ou pelo telefone (21) 2483 2250

Deixe um comentário