Amazônia floresta amazônica

Seminário Conexões Sustentáveis apresenta estudos e soluções para a exploração da floresta amazônica

Antônio Nobre, pesquisador do Inpa e Inpe, faz palestra onde demonstra que o que acontece na Amazônia se reflete diretamente na cidade de São Paulo

São Paulo, outubro de 2008 – Começa amanhã, em São Paulo, o Seminário Conexões Sustentáveis, no Auditório do Espaço Promon (av. Juscelino Kubistchek 1830), reunindo representantes da sociedade, empresários e pessoas atuantes no poder público. O evento tem como objetivos debater o papel de São Paulo na preservação da Amazônia e encontrar soluções viáveis para a exploração da floresta, uma vez que a metrópole é uma das principais consumidoras dos produtos originários da região.

A senadora Marina Silva é uma das personalidades presentes à abertura do Seminário, às 9 hs, junto com Francisco Graziano da Silva (secretário estadual de Meio Ambiente), Eduardo Jorge (secretário municipal de Meio Ambiente), deputados federais José Sarney Filho e Janete Capiberibe (Frente Parlamentar Ambientalista), Ricardo Young e Beto Veríssimo (Fórum Amazônia Sustentável), e Oded Grajew (Movimento Nossa São Paulo).

Em seguida, o professor Antônio Nobre, do Inpe e do Inpa, cientista-pesquisador da região amazônica há mais de 20 anos, vai demonstrar como o desmatamento da Amazônia tem influência direta nos índices de chuva de todo o país e, em especial, de São Paulo. Também vai explicar quais os benefícios de mais de 4 milhões de km2 de floresta amazônica para a população brasileira.

Estudo inédito – A partir das 14h e até às 15h30, os jornalistas Marques Casara (da ong Papel Social) e Leonardo Sakamoto (da ong Repórter Brasil) vão apresentar estudo inédito sobre cadeias produtivas da Amazônia, demonstrando que o grande mercado consumidor é São Paulo, onde há uma grande rede de “lavagem de produtos” da Amazônia, transformando produtos ilegais em legais para serem comprados por grandes empresas, pelo poder público e financiados pelo sistema financeiro.

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Confira a programação completa em www.ethos.org.br

Serviço:
Seminário Conexões Sustentáveis
Data: 14 e 15 de outubro de 2008
Local: Auditório do Espaço Promon – Avenida Juscelino Kubitschek,1830, Vila Nova Conceição – São Paulo
Mais informações: Denise – (11) 3897-2422.
Inscrições gratuitas (vagas limitadas): http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/add/conexoessustentaveis

Deixe um comentário