Notícias e política

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia

 

Evento será promovido de 24 a 31 de outubro, em Salvador, Feira de Santana e Camaçari, com o apoio da Lei Rouanet

Na noite desta sexta-feira, 24 de outubro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participará da abertura oficial do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC-BA). A solenidade será realizada às 20h, no Teatro Castro Alves, em Salvador, e também contará com a presença do secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles.

Já em sua primeira edição, o FIAC-BA tem como meta colocar o estado no circuito das artes cênicas internacionais, traçando um panorama da pluralidade de propostas que marca a cena contemporânea. O evento tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Consta da programação uma série de apresentações a serem realizadas em diversos pontos da capital soteropolitana e nas cidades de Feira de Santana e Camaçari. Ruas, praças e outros espaços alternativos, além de tradicionais locais voltados para as artes cênicas, vão ser palcos para os espetáculos. Na noite de abertura, o grupo carioca Cia dos Atores apresentará a peça Melodrama, que trata das relações conturbadas do cotidiano.

As atrações, com diferentes contextos culturais, várias estéticas e técnicas diversas, vão dialogar com a produção baiana. Uma troca que não se resumirá apenas às apresentações, mas ainda oferecerá atividades que estenderão esse intercâmbio por meio de palestras, oficinas e encontros.

Com uma rede de atuação – que incluirá circulação de espetáculos, formação de profissionais e de platéias, divulgação dos talentos locais, interferência no calendário cultural do estado, celebração e reflexão sobre as artes cênicas -, o Festival se instala como um instrumento transformador, numa iniciativa com potencial de desdobramentos em diversas áreas.

Saiba mais sobre o evento: www.fiacbahia.com.br

Deixe um comentário