Ciência e Tecnologia

I FÓRUM RENOVAR DISCUTE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO

 

Evento promovido pela CONAJE terá palestras de empresários, autoridades e do Ministro Carlos Minc

 

A Confederação Nacional dos Jovens Empresários – Conaje – realizará, nos dias 21 e 22 de maio, a partir das 9h, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, o “I Fórum Renovar de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental”. O evento é uma iniciativa da Coordenadoria de Responsabilidade Socioambiental, sob o comando da empresária carioca Vanessa Rouvier.

 

Com o objetivo de estimular os participantes para o desafio de inserir em seu cotidiano princípios básicos da sustentabilidade, o evento visa a contribuir para o desenvolvimento de alianças inter-setoriais na área socioambiental, unindo forças em prol do bem comum. Para isso, o fórum contará com a participação de empresários, representantes governamentais e da sociedade civil.

 

“É a primeira vez que um evento fala sobre esse tema para o empresariado jovem. Nós queremos facilitar o conhecimento, mostrar que é viável para o pequeno empreendedor se inserir nessa nova realidade e aproximar a Conaje do tema, com a possibilidade de projetos futuros”, aponta a coordenadora. “Serão destaque as áreas de crescente relevância: Energia Renováveis, Construção Sustentável, Ecologia Urbana e Responsabilidade Social”, completa.

 

O encontro também trará especialistas que falarão sobre competências que são decisivas para a condução dos processos empresariais: negociação, gestão de conflitos e comunicação. Paralelamente acontecerão encontros, debates e workshops – com apresentações e propostas de parcerias de soluções sustentáveis. 

 

Entre os palestrantes confirmados estão o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o presidente do Instituto Brasil Pnuma, Haroldo Mattos de Lemos; a presidente do Instituto Vera, Sabrina Campos; o presidente da A.Salles Engenharia, Ricardo Salles; a vereadora Aspásia Camargo; o presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Lauro Fiuza;  o gerente executivo da Petrobras, Mozart Schmitt de Queiroz; o deputado federal Fernando Gabeira (PV – RJ); entre outros.

 

 

“Acredito que o Fórum irá conscientizar as pessoas acerca dos impactos sociais e ambientais que podem ser causados pelas atitudes de cada indivíduo. Precisamos entender que a sustentabilidade é parte integrante das economias do mercado atual”, esclarece o presidente da Conaje, Marcelo Azevedo.

 

O I Fórum Renovar conta com o apoio da Empreender Endeavor; Instituto Ethos; Comunique-se; Sociedade Nacional de Agricultura; Central Telecom; Ecoesfera 21; Interaction Times; Associação Comercial do Rio de Janeiro e Auditasse.

 

A inscrição custa R$ 100 por pessoa e pode ser feita pelo site www.conaje.com.br/renovar. Mais informações pelo telefone (21) 3343-2009.

 

Sobre a Conaje – A Conaje tem origem nos grupos empresariais de jovens paulistas, gaúchos e mineiros, que reuniram-se com o intuito de formar lideranças, discutir questões voltadas à construção de uma nova ordem social e formar um grupo de intercâmbio nacional entre os movimentos de jovens empresários estaduais. A partir de 1998, eles configuraram-se como Confederação Nacional dos Jovens Empresários, adaptando e melhorando a cada ano seus objetivos e formas de representação municipais e estaduais. A estrutura do movimento de jovens empresários brasileiros começa nos núcleos estaduais, que congregam as Associações de Jovens Empreendedores (AJEs) municipais. Hoje 25 estados do Brasil possuem núcleos ligados
à Conaje.

 

 

O que: I Fórum Renovar de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental

Onde: Sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua Candelária 9, Centro – CEP: 20091020)

Quando: 21 e 22 de maio de 2009, das 9h às 19h

Quem promove: Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje)

Informações: (21) 3343-2009 ou pelo site www.conaje.com.br/renovar

                                                                       

                                                                       

 

PROGRAMAÇÃO DO I FÓRUM RENOVAR

 

 

DIA 21/05/2009 – AUDITÓRIO 14o ANDAR

 

9h – 10h: Ricardo Marques – Elemídia

 

10h – 12h: – Mesa de Abertura : Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro) (a confirmar), Olavo Monteiro de Carvalho (Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro), Marcelo Azevedo (Presidente da Conaje), Eduardo Machado (presidente eleito da Conaje 2009-2011), Vanessa Rouvier (Diretora de Responsabilidade Sócio-ambiental da Conaje), Julio Bueno (Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro)

  Momento Arte de Viver

 

13h – 14h: Haroldo Mattos de Lemos – Instituto Brasil PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Desenvolvimento para a Sustentabilidade

 

14h – 15h: Prof. Dr. Leonardo Nolasco-Silva

Educacena

 

15h – 16h: Sabrina Campos – Instituto VERA

Responsabilidade Social Corporativa

 

16h – 17h: Sergio Marcondes – Agência 21

Novas Dinâmicas de Diálogo

 

17h – 18h: Cláudia Jeunon – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Sistema FIRJAN

Responsabilidade Social Corporativa

 

18h – 19h: José Henrique Penido – Diretoria Técnica e Industrial da Comlurb

Sustentabilidade Econômica em Resíduos

 

19h- 20h: Eleusa Garcia – The Family Business Network – FBN

Sustentabilidade de empresas familiares e o seu impacto na economia

 

AUDITÓRIO SUBSOLO

 

13h – 16h: Cases de Sucesso – Copead / Iniciativa Jovem

 

•          Coco Legal – Empresa de produção e distribuição de água de coco 100% natural (vencedora do ‘Prêmio Shell | Iniciativa Jovem de Empreendedorismo Sustentável – edição 2008’)

 

•          Rio Hiking – Agência de turismo focada em esportes de aventura (empresa detentora de ampla experiência na temática sustentável)

 

 

DIA 22/05/2009 – AUDITÓRIO 14o ANDAR

 

 

09h – 10h: Guilherme Arruda – Instituto E

 

10h – 11h: Vereadora Aspásia Camargo

Cidades Sustentáveis e o Plano Diretor

 

11h – 12h: Bruno Maier – Ecosecurities

Créditos de Carbono

 

13h – 14h: Lauro Fiúza – Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica

Energias Renováveis

 

14h – 14h30: Momento Zen

 

14h30 – 15h30: Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Moura Neto

Marinha do Brasil – Amazônia Azul

 

15h30 – 16h30: Mozart Schimitt de Queiroz – Gerente Executivo da Petrobrás

Eficiência Energética

 

16h30 – 17h30h: Francisco Senna – Diretor de Comunicação Empresarial – Fundação Odebrecht

Desenvolvimento Integrado Sustentável – Baixo Sul (DIS Baixo Sul)

 

17h30 – 18h30:  Roberto Kauffmann – Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro – Sinduscon-Rio e Ricardo Salles – Presidente da A.Salles Engenharia

Construção Sustentável

 

18h30 – 19h30: Deputado Federal Fernando Gabeira

Créditos de Carbono

 

19h30 – 20h: Encerramento com o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e ex-Ministro e Deputado Federal Sarney Filho

 

AUDITÓRIO SUBSOLO

 

13h – 16h: Cases de Sucesso – Copead / Iniciativa Jovem

 

•           Solutio – empresa com foco em saúde e bem-estar para clientes corporativos (recém graduada pelo Programa IniciativaJovem, hoje também componente da Rede de Empreendimentos Sustentáveis IniciativaJovem)

 

•          INTARGET – consultoria especializada em marketing e sustentabilidade para academias (empresa finalista do ‘Prêmio Shell | Iniciativa Jovem de Empreendedorismo Sustentável – edição 2008’)

 

 

Deixe um comentário