Ciência e Tecnologia

A Billings vive com você

 

Com produção de água reduzida, Billings armazena esgoto e lixo

 

A Universidade Metodista de São Paulo realiza amanhã (16/05), um mutirão de limpeza nas imediações da represa, em parceria com a prefeitura de São Bernardo  

 

Um dos maiores mananciais em áreas urbanas do mundo, a represa Billings, funciona com baixa capacidade de produção de água e armazena grande quantidade de poluição, devido a substituição da Mata Atlântica pelas ocupações irregulares.

 

Atualmente mais de 700 mil pessoas vivem na região, distribuídas entre os seis municípios que a represa abastece. São eles: Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. As ocupações irregulares são um dos fatores principais da poluição das águas, que também recebem diariamente o bombeamento dos rios Tietê e Pinheiros.

 

Dados recentes do Fórum Mundial da Água, que aconteceu em março, mostram que se a humanidade não pensar em um futuro próspero de abundância de água limpa e de qualidade para todos, certamente em poucos anos já será tarde demais para se preocupar. Dois milhões de toneladas de lixo são lançados em cursos de água todos os dias. Quase 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico. (Dados completos no portal http://www.metodista.br/maiscidadania)

 

Pensando nisso, Universidade Metodista de São Paulo, realiza amanhã (16 de maio), em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo, a 3° edição do Dia Mais Cidadania. Com o tema “A Billings vive com você” a entidade promoverá um mutirão de limpeza nas imediações da represa, com mais de mil voluntários, entre professores e alunos. O local de ações será no Bairro Riacho Grande, SBC, em uma extensão de 5 km.

 

Além da coleta seletiva de resíduos sólidos da represa, os voluntárias distribuirão cartilhas de educação ambiental a população local.

 

A ação contará com 10 pontos de apoio ao longo da área de trabalho, e terá a retaguarda do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Ambulância cedidos pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

 

http://www.metodista.br/noticias/2009/maio/pro-reitor/view (Pró-reitor, Paulo Bessa, fala sobre o Dia Mais Cidadania)

http://www.metodista.br/noticias/2009/maio/secretario-fala-sobre-a-importancia-do-dia-mais-cidadania/view (Secretário de Gestão Ambiental da prefeitura fala sobre a importância do Dia Mais Cidadania)

 

Represa Billings: 84 anos de existência– O maior reservatório de água da região Metropolitana de São Paulo fez 84 anos, no dia 27/03. Criada para ser um reservatório para a geração de energia, a represa se transformou em um dos principais fornecedores de água para os municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo.

Raio X da Billings

*Capacidade de abastecimento: 1,3 milhão de pessoas (Sabesp)

Espelho d’água: 106,6 km

Volume de armazenamento: 995 milhões de m3

Vazão: 4,7 m3

Volume: Total da Represa Billings, incluindo o braço do Rio Grande
Vazão: Média anual 2006
[1]

 

Serviço

Dia Mais Cidadania

Dia: 16 de Maio

Horário: Das 9h às 16h.

Local: Represa Billings – São Bernardo do Campo

Informações Portal Mais Cidadania Metodista: http://www.metodista.br/maiscidadania ou pelo Telefone: 4366-5602
Tel.: 55 11 34559296
Celular: 55 11 91286378
————————————

Deixe um comentário