Uncategorized

Reserva do Estuário do Rio Tijuana contribui para regular clima e conservar biodiversidade

09/07/2009

Projeto também abriga sítios arqueológicos, pesquisas da Universidade de San Diego e colabora para a pesca comercial.

San Diego (Califórnia) – O Tijuana River National Estuarine Research Reserve (TRNERR, em português, reserva do estuário do Rio Tijuana) concentra 1012 hectares e está 25% localizado nos Estados Unidos e 75% nas terras do México. Segundo Oscar Romo, Coordenador de Programas de Capactação Costeira do Estuário de Tijuana, uma das principais utilidades dessa área, criada a partir de projeto de cientistas, é a investigação do clima no mundo, principalmente dos efeitos da mudança climárica.

“Toda a água que ‘cai’ no México tem que passar pelos Estados Unidos. Como consequência, este espaço vem sofrendo fortes impactos ambientais”, diz Romo. O coordenador explica que o estuário é muito importante, pois cerca de 95% das terras costeiras de San Diego já estão ocupadas. Com isso, aves migratórias que costumam passar pela região durante seus trajetos contam apenas com o estuário para se alimentar. “Se ele não existisse, as aves morreriam de fome”, conta.

Mas, a região também tem, segundo o pesquisador, uma importância econômica, pois permite que haja pescaria. De acordo com Oscar, há peixes nessa área que têm seu ciclo de desova regulado com as marés. Os ovos que eclodem na lua nova são postos na areia e os peixes depois migram para o mar. Se não houvesse uma região costeira, todo esse ciclo seria interrompido e, como conseqüência, os animais não sobreviveriam.

Oscar explicou que o estuário, além disso, é um regulador do clima. “Existem ainda 17 sítios arqueológicos dentro de seu perímetro”, diz. No local, há um centro de visitantes com programas gratuítos para crianças e adultos. A região é também campo para pesquisas biológicas da San Diego State University.

A repórter Teresa Santos da Agência Notisa foi selecionada em concurso para participar do 6º Taller de Jack F. Ealy de Periodismo Científico e viajou com todas as despesas pagas pela organização do evento. Ela cobre o evento por solicitação da Agência.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Deixe um comentário