Ciência e Tecnologia

Produtos ecologicamente corretos e consumo consciente ganham destaque em feira de econegócios

De acordo com pesquisa, brasileiro sabe que tem o poder de influenciar atitudes sustentáveis nas empresas

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e Instituto Ethos em 2006/2007 – sobre as pretensões dos consumidores frente ao movimento de Responsabilidade Social das Empresas, o brasileiro sabe que tem o poder de influenciar as atitudes empresariais, porém, os números ainda crescem timidamente. Em 2002, 77% dos entrevistados disseram que acreditam interferir na maneira de como uma empresa atua de forma responsável. Em 2004, o percentual subiu para 76% e em 2007 abaixou para 75%. Atualmente, um em cada três brasileiros busca informações sobre o comportamento das empresas e quase na mesma proporção, ouviu ou leu sobre esforços de empresas em melhorar seu desempenho social e ambiental.

A prática do consumo consciente deve ser aplicada diariamente. Ler o rótulo das embalagens antes de comprar, conhecer a empresa que fabrica os produtos consumidos, perceber a real necessidade de usar ou descartar recursos naturais, como a água são algumas ações responsáveis e que são contribuições voluntárias e solidárias para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Empresas devem se adaptar às regras de conscientização ambiental para estarem inseridas no mercado nos próximos cinco anos. “Nosso objetivo é atrelar a sustentabilidade à uma realidade verdadeira de consumo”, diz Ricardo Guggisberg, idealizador da Eco Business Show 2009, acrescentando que “além de ter uma feira de econegócios, daremos a oportunidade de venda aos expositores e de consumo consciente aos visitantes”.

Para conquistar reciprocidade e confiança no consumidor de que produtos sustentáveis devem ser atrelados à prática de seus hábitos de consumo tanto para bens de primeira necessidade, como para bens duráveis, a feira pretende entender a percepção dos consumidores em relação à responsabilidade social empresarial para estabelecer uma tendência de um consumo consciente. “A idéia é a de que o público saiba o processo do ciclo de vida dos mais diversos produtos, como sua fabricação, consumo e descarte”, comenta Guggisberg. O empresário explica que a feira será uma grande vitrine para entender melhor as relações entre consumo e meio ambiente, como é feito o processo desde a matéria-prima até os bens de serviço e quando um produto é considerado sustentável. Os consumidores conhecerão também como utilizar e reaproveitar materiais e sistemas não poluentes, que consomem menos matéria-prima de recursos naturais não-renováveis e menos energia; uso da reciclagem, eficiência energética; origem de recursos renováveis; racionalização em água; gestão de resíduos; impactos globais, entre outros assuntos.

ECO Business Show 2009
A Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade reúne pelo segundo ano consecutivo empresas e lideranças comprometidas com econegócios. O evento que ocorre entre os dias 1 e 3 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, abre espaço para o benchmarking, aprendizado, reflexão e socialização de informações voltadas ao assunto. Com o tema Negócios e Cidades Sustentáveis, o grande destaque deste ano é o Green Supply Chain – cadeia produtiva verde. Serão três frentes para discussões: construção civil, transportes e indústria com foco em energia, matéria-prima e tecnologia, o objetivo é mostrar que é possível minimizar os impactos nocivos ao meio ambiente e oferecer a sociedade produtos e serviços economicamente viáveis e ambientalmente corretos. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ecobusinessshow.com

Serviço:
Data: 1,2 e 3 de setembro de 2009
Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (SP)
Mais informações: www.ecobusinessshow.com

Deixe um comentário