Ciência e Tecnologia

Todos pelo meio-ambiente, por Vanessa Damo – deputada estadual

 

Todos pelo meio-ambiente

 

*Vanessa Damo

 

Entre os dias 7 e 18 de dezembro, mais de 60 líderes mundiais são esperados em Copenhague, capital dinamarquesa, para debater um acordo que deve substituir o Protocolo de Kyoto (cidade japonesa onde foi assinado, em 1997), cujas obrigações para a redução de emissão de carbono vencem em 2012. O encontro de Copenhague vai ser acompanhado no mundo todo e merece total atenção. Mas, independentemente do que vai ser debatido e quais resultados vão ser alcançados, é importante ressaltar que, somado ao esforço de todas as nações envolvidas, é necessário e indispensável o envolvimento de cada um de nós na defesa dos recursos ambientais.

 

Hábitos simples que podem ser adotados no dia-a-dia e cuidados nem sempre tomados podem contribuir consideravelmente com a causa. Mesmo o que pode parecer pouco, na somatória certamente representará muito. Basta parar com aquela ideia de que o que fazemos, para o bem ou para o mal, não é suficiente para alterar o que já está feito. Tudo pode melhorar ou piorar, mas o que determina essa mudança são as nossas atitudes. Por isso, é importante nos orientarmos pelas boas práticas, ações que realmente evitem mais danos ao planeta. A responsabilidade é de todos nós, não só dos líderes mundiais que se reunirão na Dinamarca.

 

Por exemplo: na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, desde o início do ano, tenho lutado pela aprovação de um projeto de minha autoria que pede a antecipação para o prazo do fim da queima da palha da cana. Além dos problemas de saúde que a fuligem pode provocar à população local, o ar de muitas cidades também sofre com a combustão. A colheita pode ser mecanizada em boa parte das terras, mas muitos produtores ainda insistem nas queimadas. Essa opção demonstra claramente o pouco caso com as questões ambientais e como resiste uma assumida falta de vontade em colaborar com a preservação.

 

É urgente que esse tipo de postura seja revista. As pessoas precisam de uma vez por todas se dar conta de que não é mais possível adiar essa mudança, que a história não pode mais ser conduzida dessa maneira – antes que seja tarde demais, que muitos estragos já não possam ser amenizados ou revertidos. Um mundo melhor depende de cada um de nós. Cabe a cada um a garantia de um planeta saudável aos nossos filhos. Não desperdice água. Não jogue lixo na rua. Adote a coleta seletiva, em especial do óleo de frituras, regule o motor do carro, ande de ônibus, de bicicleta, não derrube árvores…   

 

*Vanessa Damo é deputada estadual (PMDB-SP)

 

Deixe um comentário