Cultura Livros nair lucia de britto Resenha

Amor e Perda

Nair Lúcia de Britto

publicado em 03/01/2010 como www.partes.com.br/cultura/livros/amoreperda.asp

 

Título : Amor e perda – As raízes do luto e suas complicações
Autor: Colin Murray Parkes
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 76,90
Páginas: 448
ISBN: 978-85-323-0499-5
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br

             

Lançado pela Summus Editorial, o livro AMOR E PERDA, de autoria de Colin Murray Parkes, tem como base o estudo de toda uma vida do escritor, que é psiquiatra, sobre as relações afetivas entre as pessoas e suas eventuais perdas.

Esse trabalho aborda os efeitos que a tristeza provocada pela perda de um ente querido podem ocasionar sobre a saúde física e psicológica, causando sérios riscos à saúde e outras complicações. Foi esse estudo que deu origem a uma nova forma de encarar a vida, sob o ponto de vista do especialista, e que consta em seu livro.

“É a transitoriedade da vida que engrandece o amor. Quanto maior é o risco, mais forte é vínculo”, diz o psiquiatra. E prossegue: “Para a maioria de nós, o fato de um dia perdermos as pessoas que amamos e ela a nós, nos aproxima delas, mas se torna um sino silencioso que nos desperta no meio da noite”, conclui.

Os efeitos prejudiciais da dor da perda são mais intensos sob o aspecto psicológico do que sob o, físico; colocando, por vezes, a pessoa em risco de vida. Esse stress emocional vivenciado nas mais diversas situações de perda levam muitas pessoas a procurar ajuda psiquiátrica.

Com base em seus estudos e na experiência profissional, Parkes fez uma análise dessa situação, associando ao sentimento de afeto, acontecimentos marcantes que influenciaram psicologicamente e fatores genéticos que englobam a vida de cada indivíduo. Os exemplos citados no livro tem como base histórias da vida real.

NAIR LÚCIA DE BRITTO

Comentarista de Cinema e Literatura

Deixe um comentário