Ciência e Tecnologia

Os Guardiões da Biosfera

O desenho animado e o almanaque cultural chegam a seis milhões de crianças em 36 mil escolas de todo o País para despertar a consciência ecológica

A International Paper (IP) distribuiu às escolas públicas e privadas de todo o território nacional o quarto episódio do projeto cultural “Os Guardiões da Biosfera”, que aborda a Caatinga brasileira. O kit contém um almanaque didático de apoio ao professor e um DVD, com o novo episódio e os três filmes anteriores, que incluem a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado.

O projeto “Os Guardiões da Biosfera” é desenvolvido especialmente para crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental com o objetivo de levar conhecimento sobre as características da fauna e flora brasileira, sensibilizando educadores e alunos sobre a importância da preservação ambiental e do respeito à natureza. Cada episódio aborda um dos biomas existentes no Brasil, mostrando suas características e apresentando as principais reservas nacionais. Ao todo, são cinco biomas – Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica – reconhecidos e monitorados pela Unesco, organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.

Patrocinada pela IP, com incentivo da Lei Rouanet, a animação é realizada por uma equipe de profissionais brasileiros. O projeto – desenvolvido pela Enjoy Arts e produzido pela Magma Cultural – prevê ainda o lançamento de mais uma aventura, na Floresta Amazônica.

“Os Guardiões da Biosfera” trazem um circuito de aprendizagem completo que contempla as perspectivas da escola, dos professores e dos alunos. “Incentivar a cultura, a educação e a preservação ambiental já faz parte e está incorporado à missão da International Paper”, afirma o diretor Jurídico e Assuntos Corporativos da IP para a América Latina e presidente do Instituto International Paper, Ricardo C. Zangirolami.

O desenho animado apresenta as aventuras dos Guardiões da Biosfera – protagonizadas pelos personagens Alê, Bia, Rafa e Isa. As informações sobre a natureza e a importância da preservação ambiental são absorvidas facilmente pelas crianças, pois a animação usa uma linguagem de entretenimento, especialmente desenvolvida para o público infantil. Além do filme, que tem duração de 20 minutos, há 10 esquetes no formato “Você Sabia?”, mostrando curiosidades sobre a fauna e a flora brasileiras. Os desenhos animados são produzidos utilizando modelagem em 3D. O cenário é uma mistura de técnicas com fotos, ilustrações e 3D.

O material de apoio foi desenvolvido por profissionais da área de educação e meio ambiente, especialmente para o projeto, e auxilia os educadores na preparação de atividades em sala de aula. Com abordagem lúdica e didática, o almanaque contém informações que podem ser utilizadas pelos educadores, como histórias sobre o folclore dos povos da região, desenhos, músicas e reportagens sobre o bioma que está sendo apresentado, além de instruções para a organização de diversos jogos e atividades ligadas à cultura regional e ao meio ambiente.

A International Paper distribuiu o kit “Os Guardiões da Biosfera” para 36 mil escolas públicas e privadas em todo o Brasil, além de quatro mil bibliotecas públicas. Os episódios também estão disponíveis para download gratuitamente no site www.guardioesdabiosfera.com.br.

Sobre a IP – A International Paper, fundada em 1898, é líder de mercado na produção de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global e presença em mercados na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina, Ásia e norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 61.500 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. Em 2009, o total de vendas da companhia foi cerca de US$ 23,4 bilhões. No Brasil, a International Paper emprega 2.600 profissionais e possui três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification).

Para saber mais sobre a International Paper, seus produtos e seu compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental, acesse: www.internationalpaper.com.br.

Deixe um comentário