Um homem bom

Nair Lúcia de Britto

(GOOD) Inglaterra/Alemanha – 2008

publicado em 02/04/2009 como www.partes.com.br/cultura/cinema/good.asp

Nair Lúcia de Britto é Comentarista de Cinema, jornalista e poeta.

O roteiro do filme foi baseado numa peça de teatro de CP Taylor e a história se desenrola em fins da década de 30 e início da de 40, em Berlim, na Alemanha; quando o país era governado pelos nazistas e estava em plena ascensão.

John Halder (Viggo Mortensen) é um homem tranquilo e generoso que sabe conduzir com muita calma e paciência todos os problemas de sua família; embora, às vezes, se sinta esgotado. A esposa entrega-se à música para não ter de enfrentar a realidade; a mãe dele está sempre exigindo-lhe a atenção e o chantageia emocionalmente; para completar, os filhos, bem traquinas, estão sempre aprontando… Sem reclamar, ele divide suas angústias com o psicólogo Maurice (Jason Issacs) que é um grande amigo, é como um irmão.

Mas a vida de Halder vai mudar quando um romance que ele escreveu, abordando um tema sobre eutanásia é bem-visto pela cúpula do governo nazista. Quase sem querer, Helder se vê como membro do partido, ao aceitar uma promoção pela obra que, segundo a cúpula, fora feita com inteligência e suavidade.

Mas esse fato, que envaidece o escritor e professor de Literatura, estremece a grande amizade entre ele e o psicólogo, pois Maurice não se conforma em ver o amigo aliado ao nazismo, cujas ideias tanto repudia.

Na Faculdade, ele fraqueja novamente diante do insistente assédio de uma bela aluna. E acaba por deixar a família para viver essa intensa paixão, que o delicia.

Halder só vai perceber as decisões erradas que havia tomado em sua vida quando descobre que a alma da mulher, que julgara amar, nem de longe correspondia à beleza física que o enfeitiçara.

É um filme muito delicado e suave que aborda os mais recônditos sentimentos humanos e as sutis armadilhas da vida.

Vale lembrar que a direção coube a um diretor brasileiro (Caminhando nas Nuvens) em sua segunda experiência em longa-metragem e primeira produção estrangeira.

Um Homem Bom (Good, 2008), 96 min.
Direção: Vicente Amorim
Roteiro: John Wrathall (roteiro), C.P. Taylor (peça)
Com: Viggo Mortensen, Mark Strong, Jason Isaacs, Steven Mackintosh, Jodie Whittaker, Gemma Jones, Rick Warden, Charlie Condou, Ruth Gemmell, Anastasia Hille, Guy Henry, Kelly Wenham, Steven Elder, Ralph Riach, Laurence Richardson

Post Author: partes