Ciência e Tecnologia

SABESP, PREFEITURA DE SÃO PAULO E SOS MATA ATLÂNTICA REALIZAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (01/07) A SEGUNDA EDIÇÃO DA ECOMOBILIZAÇÃO


Sabesp, Prefeitura e SOS Mata Atlântica realizam nesta quinta-feira (01/07) a segunda edição da Ecomobilização
Evento ocorrerá no córrego Garagem, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da manutenção dos cursos d’água despoluídos pelo programa Córrego Limpo
Sabesp, Prefeitura de São Paulo e SOS Mata Atlântica realizam nesta quinta-feira (01/07), às 9 horas, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, a segunda edição da Ecomobilização. O evento promoverá junto à comunidade local um mutirão para a limpeza do leito e margem do córrego Garagem. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação dos cursos d’água despoluídos pelo programa Córrego Limpo.
“A ideia é fazer com que os moradores da região se apropriem do córrego para garantir a perenidade da sua conservação. De nada adiantará os esforços da Sabesp para eliminar os lançamentos clandestinos de esgoto se a população seguir jogando lixo nos corpos d’água”, explica o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.
Além da população, o evento conta com o envolvimento voluntário de empregados da Sabesp, desde os estagiários até a alta direção, fazendo com que todos se tornem multiplicadores das informações sobre programas socioambientais da empresa.
Esta edição da Ecomobilização conta com o apoio da Obra Social Dom Bosco e da subprefeitura de São Miguel Paulista. Mais de 6.600 famílias foram convidadas a participar do evento. Além da limpeza, os voluntários irão plantar mudas de árvore na margem do córrego.
Córrego Limpo – A primeira fase do projeto, iniciada em março de 2007 e concluída em março de 2009, beneficiou cerca de 800 mil pessoas. Nesta etapa foram entregues 42 córregos, sendo 28 totalmente despoluídos e outros 14 com trechos recuperados. Desde então, outros 23 já foram limpos. Mais 35 serão despoluídos até o segundo semestre de 2010, totalizando 100 córregos.
Quando for concluída a segunda fase, mais de mil litros de esgoto por segundo deixarão de ser despejados nos cursos d’ água, com melhorias para os rios Pinheiros e Tietê. O volume corresponde aos dejetos gerados em uma cidade de 750 mil habitantes.
O programa Córrego Limpo é realizado pela Sabesp em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A Sabesp é responsável por implantar e operar a rede coletora de esgoto nas regiões próximas aos cursos d’água selecionados. À Prefeitura cabe a manutenção das margens e dos leitos dos córregos, bem como a remoção de imóveis nos fundos de vale que impeçam a passagem das tubulações de esgotamento sanitário.
2ª Ecomobilização – Córrego Garagem
Dia 1º de julho, às 9 horas
Local: Rua Arraial de Santa Bárbara, esquina com a Rua Capitão Augustinho Maciel (alt. do nº 6.600 da Av. São Miguel)

divulgação: Imprensa Sabesp

Deixe um comentário