O uso de aulas experimentais de Física e o ensino com exemplos do cotidiano

André Luis Brito Querino

publicado em 01/11/2010 como <www.partes.com.br/educacao/interiorizacao.asp>

EXPERIMENTAL USE OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AND WITH EXAMPLES OF EVERYDAY

 

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o uso de experimentos na sala de aula com alunos do ensino médio para aproveita a curiosidade do aluno, trabalhando com conceitos e fenômenos físicos presentes em seu cotidiano. Abordando a física de forma mais intuitiva para que o aluno possa construir o seu conhecimento por meio desses experimentos, contribuindo para o entendimento dessa disciplina, que precisa ser ensinada tanto na teoria quanto na pratica e deve ser contextualizada com a realidade.

 

Palavras-chaves: Ensino da física, Uso do cotidiano, Experimentos, Prática da física.

Abstract

This article aims to discuss the use of experiments in the classroom with high school students to take advantage of the student’s curiosity, working with concepts and physical phenomena present in their daily lives. Addressing the physics more intuitive for the student to build their knowledge through these experiments, contributing to the understanding of this discipline, which must be taught both in theory and in practice and must be contextualized with reality.

Keywords: Teaching of physics, Use of everyday life, experiments, Practice of physics.

 

Introdução

Nas escolas do ensino médio é muito comum se deparar com professores de física com dificuldades em construir um conhecimento físico em suas classes, de forma prazerosa, contextualizada e funcional. A física é vista como uma disciplina difícil de ser ensinada, provocando desinteresse dos alunos e muitas dificuldades na aprendizagem dos conteúdos, tendo como principal causa a não assimilação dos conceitos físicos no decorrer dos conteúdos.

Não se consegui ensinar de forma conceitual com aulas exclusivamente expositivas que exigem cada vez mais do professor aulas dinâmicas e criativas que despertem o interesse dos educandos.

 

Dificuldades no Ensino da Física

          A educação em geral, e o ensino de Física em particular, deveriam, nesta virada de século, levar em consideração as profundas e irreversíveis alterações introduzidas no cotidiano de cada indivíduo pelo progresso tecnológico.

         Quando o aluno aprende a física na escola ele não consegue associar o conhecimento que aprendeu com a sua realidade, com isso, ele não assimila os conceitos e consequentemente não aprendi o conteúdo, segundo Vagner e Marilei.

 Atualmente, o ensino é visto como um objeto abstrato, longe da realidade dos alunos, o qual gera um desinteresse total pelo trabalho escolar. Os alunos preocupam-se apenas com a nota e com a promoção, os assuntos estudados são logo esquecidos e aumentam os problemas de disciplina.

Isso agrava também aos professores refletindo-se diretamente no aumento da problemática que se enfrenta no ensino médio. Alunos cada vez mais desinteressados estão bloqueados, o raciocínio lógico não foi desenvolvido de uma maneira satisfatória, e aí o problema se agrava.( Vagner e Marilei 2005,p.1)

Existe a necessidade de uma aprendizagem mais conceitual que pode ser proporcionada com a experimentação que desperta a análise critica e a pesquisa no aluno, além de aprender os conteúdos de forma mais consistente, pois ele construiu aquele conhecimento.

 

 A física no Cotidiano

Com o objetivo de aproximar a Física dos estudantes, os professores podem desenvolver atividades que envolvam a física no cotidiano, ou seja, a física do dia a dia do aluno. Pode ser o movimento dos carros, funcionamento de algum equipamento elétrico ou alguma reportagem cientifica, segundo Vagner e Marilei.

O ato de experimentar no ensino de Física é de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem e tem sido enfatizado por muitos autores. Esta ênfase por um ensino experimental adiciona-se importantes contribuições da teoria da aprendizagem em busca da contribuição do conhecimento. (Vagner e Marilei2005,p.1)

 Atividades junto a alunos das séries do Ensino Médio para a experimentação, aproximar os estudantes da Física desde a etapa inicial do processo de escolarização, possibilitando uma maior identificação destes estudantes com esta ciência. Tal distanciamento entre a Física e os estudantes vem sendo apontado como uma das possíveis causas pelo rendimento insatisfatório destes estudantes nesta disciplina escolar.

A introdução da física, através da experimentação de fácil compreensão, pode dar aos alunos a motivação para aprenderem essa disciplina, além de colocá-los em contato com a ciência, despertando o pensamento crítico e aperfeiçoando a percepção dos fenômenos por meio da observação. Mas é fundamental a utilização de estratégias metodológicas adequadas, que privilegiem a reflexão e a formulação de hipóteses por parte dos alunos. Segundo Araújo e Abib.

A utilização adequada de diferentes metodologias experimentais, tenham elas a natureza de demonstração, verificação ou investigação, pode possibilitar a formação de um ambiente propício ao aprendizado de diversos conceitos científicos sem que sejam desvalorizados ou desprezados os conceitos prévios dos estudantes. Assim, mesmo as atividades de caráter demonstrativo, (…) que visam principalmente à ilustração de diversos aspectos dos fenômenos estudados, podem contribuir para o aprendizado dos conceitos físicos abordados, na medida em que essa modalidade pode ser empregada através de procedimentos que vão desde uma mera observação de fenômenos até a criação de situações que permitam uma participação mais ativa dos estudantes, incluindo a exploração dos seus conceitos alternativos de modo a haver maiores possibilidades de que venham a refletir e reestruturar esses conceitos.( Araújo e Abib 2003, p.190)

O desafio é por manter a curiosidade e o poder de investigação e indagação presentes dos alunos, possibilitando um constante crescimento na forma como os jovens observam e se relacionam com o mundo. Neste sentido, a opção é por desenvolver atividades experimentais de modo a emergir os fenômenos e conceitos relacionados à Física a partir da própria vivencia da criança em seu cotidiano.

Considerações finais

A física é uma disciplina que precisa ser ensinada tanto na teoria quanto na pratica e deve ser contextualizada com a realidade. Sua abordagem deve ser a forma investigativa em que observamos o que esta em nossa volta e tentamos explica utilizando o nosso conhecimento em física.

Essa nova abordagem faz com que os alunos consigam contextualizar o conhecimento que estão aprendendo e interagindo ao mesmo. Fazendo de alunos que somente recebe informação para alunos que construir seu próprio conhecimento, as aulas provavelmente serão mais proveitosas e interativas alem do professor esta contribuindo para a formação de pessoas mais criticas do conhecimento que aprende e provavelmente, futuros pesquisadores.

 

 

 

Referências:

ALVES, Vagner Camarini e STACHAK, Marilei. A Importância de Aulas Experimentais no Processo de Ensino-Aprendizagem em Física: Eletricidade. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Rio de Janeiro,2005.

ARAÚJO, M.S.T.; ABIB, M.L.V.S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 25, no. 2, Junho,2003.

CARVALHO, A. M. P. Introduzindo os alunos no universo das ciências. In: Jorge Werthein; Célio da Cunha. (Org.). Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO, 2005, v., p. 61-67.

THOMAZ, M.S.A. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.17, n.3, PP.360 -369, 2000.

QUERINO,André Luis Brito [andreluis1010@gmail.com]

Como ser citado: SILVA, Ronado da. Interiorização do Ensino Superior no Amapá.  P@rtes, São Paulo V.00 p.eletrônica. Outubro de 2010. Disponível em <>. Acesso em _/_/_.

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