Cultura Livros Resenha

Ano Em Que Trafiquei Mulheres

 

Jaqueline Novaes

publicado em 01/12/2010 como www.partes.com.br/cultura/livros/anoquetrafiquei.asp

 

Ano Em Que Trafiquei Mulheres
Antonio Salas

ISBN: 9788576652922
Publicação: 2007
Editora: Planeta
Páginas: 264

 

 

Jaqueline Novaes

O Ano Em Que Trafiquei Mulheres é o título dado por Antonio Salas, pseudônimo de um jornalista investigativo espanhol para um dos seus melhores livros.

O jornalista teve identidade oculta por um ano, afim de entender e desmascarar este mercado que move além de um número absurdo de mulheres rumo à prostituição move também cifras consideráveis de dinheiro.

Lendo com um pouco mais de atenção é possível identificar não só a dura e difícil história de cada uma dessas mulheres, mas nas entrelinhas se lê como o preconceito social, a miséria, o racismo e a ganância humana, incluindo a de muitas mulheres, não mudou muito nestes tempos.

Algumas são comercializadas com contrato de papel passado, onde a morte e mutilação delas e ou de seus familiares fazem parte das cláusulas.

Antônio Salas passou momentos de terrível aflição moral e ética, quando em muitas situações precisou ser omisso para dar cabo ao que se propôs: desmantelar a Máfia do Trafico de Mulheres.

O livro teve uma repercussão tamanha na Europa e virou filme com o mesmo nome. Foi material de grande investigação policial, levando homens importantes à cadeia, políticos, apresentadores de TV, homens aparentemente de bom caráter, além de revelar as outras faces deste terrível submundo, como o tráfico de drogas, armas e órgãos.

O livro é tão sério e fiel, que serviu de base para o Juiz Federal Titular da 11 Vara Federal de Fortaleza – CE , Dr. Danilo Fontenele Sampaio Cunha, em ação referente ao Tráfico Internacional de Mulheres.

Boa leitura
Jaqueline Novaes

Deixe um comentário