Socioambiental

O aquecimento global e a importância da gestão ambiental

O AQUECIMENTO GLOBAL E A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL*

 

Isonel Sandino Meneguzzo (Professor e pesquisador do Curso de Gestão Ambiental – Faculdades Integradas dos Campos Gerais)

Um número significativo dos mais renomados cientistas, de diferentes países do mundo são categóricos em afirmar que o planeta Terra está sofrendo alterações em relação às temperaturas e aos regimes de chuvas. Problemas ambientais graves atingirão bilhões de pessoas nos próximos anos se medidas mitigadoras não forem tomadas a tempo.

Os padrões de produção, seja nas indústrias, seja na agropecuária ou na mineração, por exemplo, devem sofrer transformações significativas nos próximos anos. As recentes tecnologias e o conjunto de leis elaboradas nas diferentes esferas (federal, estadual e municipal) entrarão cada vez mais em cena para que tais padrões sejam o menos impactante possível, socioambientalmente plausíveis e economicamente viáveis.

Dessa forma, a Gestão Ambiental, um campo do conhecimento científico relativamente novo, aparece para contribuir no sentido de minimização de impactos, de gerenciamento de resíduos gerados nos diferentes segmentos da sociedade, bem como para propor iniciativas e desenvolver novas metodologias e tecnologias na área socioambiental.

Por constituir-se numa ciência relativamente nova, a Gestão Ambiental abre um amplo leque de atuações no mercado de trabalho.  Em plena exposição na mídia nos dias atuais, a questão ambiental é um problema de ordem global, que deve ser tratada nas escalas locais e regionais, principalmente. Assim, imbuída de conceitos provenientes de outros campos do saber, a Gestão Ambiental apresenta-se também como uma profissão do futuro, tendo em vista que a humanidade necessita utilizar-se dos recursos naturais, porém, com prudência e conhecimentos técnicos, científicos e jurídicos pautados na ideia do desenvolvimento sustentável.

*Isonel Sandino Meneguzzo (Professor e pesquisador do Curso de Gestão Ambiental – Faculdades Integradas dos Campos Gerais)

Deixe um comentário