Ciência e Tecnologia

CARE Brasil forma estudantes como agentes pedagógicos ambientais


Jovens promovem entre seus colegas ações de preservação do meio ambiente, coleta seletiva e conscientização usando jogos
No próximo domingo (5 de junho) comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, que em 2011 ganha um destaque ainda maior por este ser o Ano Internacional das Florestas. Mas, para 192 estudantes de Francisco Morato (SP), independente das datas especiais, a preocupação com a natureza e as próximas gerações é constante. Eles são Agentes Pedagógicos Ambientais (APAs) e promovem atividades para conscientizar seus colegas por meio de jogos educativos, construídos pelos próprios jovens e desenvolvidos a partir da realidade local, com referência às questões ambientais do contexto em que vivem. A ação é parte do Projeto Comunidade Educadora, da CARE Brasil, cujo objetivo principal é integrar escola e comunidade na busca por melhorias nos indicadores de rendimento escolar e qualidade de vida. 
A CARE Brasil promove formações e capacitações aos jovens, para que se tornem APAs. A partir daí, eles atuam em escolas, creches e espaços comunitários nas chamadas “Tendas ECOnsciência”, onde mobilizam colegas com jogos educativos para a proteção e valorização do meio ambiente, além de implementar a coleta seletiva nas escolas e, em alguns casos, também na comunidade, tornando-se protagonistas e podendo transformar a realidade em que vivem ao influenciar seus colegas, professores e familiares. Apenas em 2011, 1075 alunos de três escolas estaduais de Francisco Morato já passaram por essas tendas.
Em 2010, o projeto contou com a participação de 149 APAs, que conscientizaram 5.172 alunos em seis escolas. Além de sensibilizar os colegas, os APAs promovem campanhas de coleta seletiva e conscientização e passeios em parques, entre outras atividades de educação ambiental. 
O Projeto Comunidade Educadora começou no município de Duque de Caxias (RJ), em 2006, e trouxe resultados muito positivos (até 2010 foram mais de 12 mil alunos sensibilizados e 201 APAs formados), fazendo com que a CARE Brasil levasse o projeto para a periferia de São Paulo e também para o interior de Goiás.
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto de São Paulo preparou atividades especiais, como duas “expedições do saber”, visitas que levarão sete APAs (um de cada escola participante) a dois parques estaduais para estudar conceitos sobre o meio ambiente. No sábado (4 de junho), a Tenda ECOnsciência será apresentada pelos APAs no evento “Meio Ambiente e Vida”, no bairro Morro Doce, em São Paulo; e na Escola Estadual Professor Rogério Levorin (em Francisco Morato). Os APAs também organizarão uma exposição, onde apresentarão vídeos de produção própria sobre a questão do lixo, com depoimentos de moradores do bairro.
Sobre a CARE Brasil
A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.
A CARE Brasil está presente em oito Estados, atuando em cinco áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins); e na periferia das duas maiores metrópoles do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, presta ajuda humanitária em desastres e implementa projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo (região da baixada fluminense), Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis (região serrana).
A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e está entre as cinco maiores ONGs do mundo. Com atuação em 70 países, a CARE beneficiou mais de 59 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 800 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu.
Para mais informações, acesse: www.care.org.br

Deixe um comentário