Em questão Saúde

Terapias naturais contra o tabagismo

publicado em 01/06/2011 como <www.partes.com.br/emquestao/saude/terapiasnaturais.asp>

Técnicas ajudam a desintoxicar o organismo, reduzem a vontade de fumar, a ansiedade e devolvem o equilíbrio ao organismo.

No dia 31 de maio será comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, data considerada importante para esclarecer sobre as consequências do tabaco para a saúde, os possíveis tratamentos para largar fumo e a importância da abstinência. “Parar de fumar não é uma decisão fácil e depende essencialmente da força de vontade do indivíduo. Se o paciente não estiver preparado nenhum tratamento surtirá efeito”, ressalta Iragildo Nunes Neves Machado, médico especialista em geriatria e medicina ortomolecular e Conselheiro do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só neste ano mais de cinco milhões de pessoas vão morrer por doenças causadas pelo cigarro, como acidentes cardiovasculares, câncer e doenças pulmonares. “Existem vários tratamentos para ajudar a parar de fumar. As terapias naturais como a Terapia Floral e a Acupuntura são alternativas que reduzem a ansiedade, desintoxicam o organismo e ajuda a controlar o vazio emocional causado pelo vício”, explica o médico.

A OMS considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo e a previsão de mortes para os próximos anos é alarmante. A entidade calcula que pelo menos 10 milhões de pessoas irão morrer em 2020 por causa do cigarro. “As terapias naturais têm como objetivo equilibrar o organismo como um todo e por isso faz com que o indivíduo não sinta a necessidade do vício. Elas também agem no sistema nervoso, reduzindo sintomas que podem ativar o mecanismo do vício, como a angustia”, esclarece.

A nicotina faz com que os efeitos da serotonina, substância responsável pelo controle do humor, do sono, do apetite e da ansiedade, sejam nulos, causando o vício. “A auriculopuntura, uma das diversas variações da acupuntura, por exemplo, é uma técnica muito utilizada. São aplicadas agulhas na orelha do paciente, considerado um ponto reflexo do organismo, com sementes naturais, como as de mostarda, para estimular os pontos escolhidos. O número de sessões varia conforme o paciente”, destaca.

Outros pontos escolhidos pela acupuntura estão no meio da sobrancelha e entre os dedos polegar e indicador, locais com ação calmante e que reduzem o desconforto e o mal-estar. “A acupuntura ajuda a amenizar os sinais da abstinência como insônia, aumento do apetite, ansiedade, irritabilidade, desejo intenso de fumar, dificuldade de concentração redução da frequência dos batimentos cardíacos e depressão. A técnica pode ser usada durante o tratamento para largar o fumo e depois”, acrescenta.

A terapia com essências florais também traz bons resultados para quem quer parar de fumar, mas está com dificuldades para vencer os obstáculos. Algumas substâncias usadas nos tratamentos – todas são naturais – reduzem o desejo de fumar e outras atuam nos fatores que podem ter sido a causa do vício. “O objetivo é fazer com que o paciente reestabeleça o equilíbrio do organismo e tenha em mente que o tabaco não é necessário para que ele tenha prazer, apenas traz prejuízos à saúde”, evidencia.

Outras terapias naturais, como a homeopatia e a fitoterapia, também ajudam a desintoxicar o organismo. As substâncias utilizadas, inclusive preparadas como xarope expectorante, contribuem para a eliminação da química proveniente do cigarro que está presente no organismo. “Elas ajudam a limpar o corpo, desprendendo a nicotina das paredes dos pulmões. A alimentação também ajuda neste processo. Comer maçã três vezes ao dia também auxilia na eliminação da nicotina”, finaliza.

***

Fonte: Iragildo Nunes Neves Machado é médico, pós graduado em Geriatria e em Ortomolecular e Conselheiro do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).

Trabalha no Home Care da Amil, no Centro de Tratamento de Queimados do estado do Rio de Janeiro e no H. da Mulher em S. João de Metiri. Tem consultórios na Barra, Pç. Seca e Campo Grande. Sua especialidade é Geriatria e Ortomolecular. Para ele a importância das terapias naturais para a promoção da saúde é que a medicina tradicional encontra-se muito limitada quando se fala em ter qualidade de vida e promoção à saúde, pois ela está preocupada em tratar ou aliviar problemas existentes, mas as terapias alternativas estão com propostas de manutenção da saúde e auxílio na melhoria das patologias já existentes. Além da busca em estabelecer o quadro geral do paciente de uma forma o mais natural possível.

Email: dr_iragildo@ig.com.br

Fone: 21 7893-4132

(Por Assessoria de Imprensa)

Serviço: Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org.br
Blog: http://sinterrj.blogspot.com
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Email: contato@sinterrj.org.br
Twitter: http://twitter.com/sinterrj
Flickr: http://www.flickr.com/photos/sinter_rj
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Deixe um comentário