Ciência e Tecnologia

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS


Palestrante: Heliana Kátia Tavares Campos, Consultora da Área de Saneamento Ambiental
11/11/2011
14h00
Auditório Novo 2, Instituto de Física da USP, Ala Central do Prédio Principal – Rua do Matão, Travessa R, 187 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
não haverá inscrição prévia
Heliana Kátia Tavares Campos, nome que é referência no cenário nacional e internacional sobre resíduos sólidos urbanos, é engenheira civil com especialização na área de saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi consultora do Ministério do Meio Ambiente entre os anos de 2011 e 2002. Também foi Superintendente de Limpeza Urbana de Belo Horizonte entre 1993 e 1996, onde implantou a primeira coleta seletiva realizada por catadores de material reciclável. Foi articuladora do Programa Nacional Lixo e Cidadania e da campanha “Criança no Lixo Nunca Mais”. Ocupou o cargo de Secretária de Articulação Institucional e Parcerias (SAIP), e, antes, esteve à frente da Secretaria Executiva Adjunta ambos do Ministério do Desenvolvimento Social. Publicou vários trabalhos técnicos e deu cursos sobre “Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos Urbanos” em Portugal, México, Peru, Venezuela e Cuba. Foi diretora e é membro da Divisão de Resíduos Sólidos da DIRSA, ligada a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Em sua palestra falará sobre sua trajetória como gestora e pensadora da questão dos resíduos sólidos, suas experiências em iniciativas nacionais e locais, sobre o papel dos catadores e as principais barreiras que enfrentam, os impactos socioambientais da produção de lixo e o desafio de sua gestão, e a Política Nacional de Resíduos Sólidos – questões e perspectivas. Essa palestra insere-se na “Semana de Resíduos Sólidos do IEE/USP”.

Deixe um comentário