Família de Curitiba estreia Test Drive Veículo Elétrico, nova atração de Itaipu

O passeio começou a ser comercializado pelo Complexo Turístico Itaipu nesta
                            sexta-feira (20).

Uma família de Curitiba estreou, na tarde desta sexta-feira (20), a mais
nova atração do Complexo Turístico Itaipu (CTI) – o Test Drive Veículo
Elétrico. O passeio permite ao turista conhecer a maior geradora de energia
elétrica do Planeta de uma forma diferente: conduzindo um carro que não
polui o ambiente e não faz barulho.

Lançado para a imprensa e para o mercado de turismo há um mês, o passeio
começou a ser comercializado para o público nesta sexta-feira. Loriel
Zanlorensi, a esposa Simone Souza da Silva e os filhos Davi, de 9 anos, e
Carlos, de 3 anos, souberam da nova atração do CTI pelo rádio, quando
programavam uma viagem de uma semana em Foz do Iguaçu.

“Ouvimos uma reportagem sobre o passeio com o veículo elétrico e fomos
buscar informações. Depois, fizemos a reserva”, disse Loriel. O que a
família não imaginava é que seriam os primeiros a fazer o test drive. Todos
ficaram surpresos – e felizes – com a presença da imprensa e dos gestores
da área de turismo de Itaipu.

“É um carro muito silencioso, nem dá para perceber que está ligado. É um
passeio muito legal, que vale a pena ser feito”, completou Loriel, logo
após a segunda parada do passeio, no Mirante do Vertedouro – que, para
sorte do grupo, estava com a calha direita aberta.

Ainda no mirante, o grupo foi recebido pelo superintendente de Comunicação
Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e
Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu. A Comunicação Social é a
responsável pela gestão do turismo da usina. “É uma opção a mais para quem
visita Itaipu e o Destino Iguaçu. E uma experiência inédita de dirigir um
carro que alia desenvolvimento tecnológico com proteção ao meio ambiente”,
disse Piolla.

Simone Souza comentou que, além do veículo elétrico, a família aproveitou a
estadia em Foz para conhecer outros atrativos – entre eles, a Visita
Panorâmica de Itaipu, o Refúgio Biológico, o Polo Astronômico e a
iluminação da barragem. Sem contar as Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2011
como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. “Ficamos maravilhados. Uma
semana é pouco para conhecer tudo o que Foz oferece”, disse.

Como funciona

O circuito do test drive tem 20,4 quilômetros, com saída do Centro de
Recepção de Visitantes (CRV) e passagem pelo Canal da Piracema, Mirante do
Vertedouro, Mirante Central, cota 144 (ao lado dos condutos forçados), cota
225 (no alto da barragem) e Barragem de Enrocamento. A duração do passeio é
de uma hora, com três paradas. Antes de embarcar no VE, o visitante também
poderá assistir ao vídeo institucional da usina.

Para fazer o test drive, o turista deverá portar Carteira Nacional de
Habilitação (CNH), dentro do prazo de validade, e assinar um termo de
responsabilidade. Monitores acompanham toda a visita, com orientações sobre
a condução do veículo, normas de segurança, e também sobre Itaipu, o
Projeto VE e as ações ambientais promovidas pela usina.

A tarifa será de R$ 150 por saída, mas até o dia 29 de fevereiro haverá
desconto promocional de 50%. No passeio, poderão embarcar no veículo o
condutor e até dois convidados. O valor será o mesmo, independentemente do
número de passageiros.

As visitas acontecem às 9h, 10h, 14h e 15h (os horários poderão ser
ampliados, conforme a demanda). Mas é importante agendar com antecedência o
passeio – o telefone é 0800-645-4645.

Presidente da Embratur visita Itaipu

A passeio em Foz do Iguaçu, o presidente da Embratur, Flávio Dino,
aproveitou para conhecer – como turista – as atrações do Complexo Turístico
Itaipu. Acompanhado dos dois filhos (Vinícius, de 17 anos, e Marcelo, de
14), o presidente foi recebido às 9h30 desta sexta-feira (20) pelo
superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, no Centro de Recepção
de Visitantes, onde assistiu ao filme institucional da empresa e de onde
partiu, dirigindo um veículo elétrico, para percorrer os atrativos da
usina.

Dino elogiou a qualidade do receptivo da Itaipu e ressaltou o papel da
empresa na promoção de Foz do Iguaçu como destino turístico. “É um esforço
louvável. Outras empresas também deveriam enxergar o grande potencial do
turismo na geração de renda e de empregos e investir nesse setor”, afirmou.

O presidente da Embratur também destacou a eleição das Cataratas do Iguaçu
como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. “Hoje há um protocolo
assinado pelas secretarias municipais do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu
para promover as Maravilhas do Brasil. E a Embratur tem muito interesse em
desenvolver esse tipo de parceria para a promoção de destinos integrados”,
completou.

Post Author: partes