Ciência e Tecnologia

Ciclo de Palestras: Rio + 20 Sampa


 
 
A conferência RIO+20, que se realizará no final de junho de 2012, é apresentada como uma oportunidade mundial para reafirmar a sustentabilidade socioambiental como prioridade principal das organizações governamentais, econômicas e da sociedade civil e para também reafirmar a validade contínua dos princípios da Declaração do Rio 92 e da Agenda 21. Dois serão os grandes temas desta conferência global: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o quadro Institucional para o desenvolvimento sustentável.”

Nesse sentido, a UMAPAZ realiza um ciclo de palestras com ambientalistas e técnicos da área socioambiental colocando em pauta importantes temas. Confira abaixo a programação. Aberto a todos. OBS: Os interessados poderão se inscrever para as palestras que desejarem. Será concedido Certificado de Participação aos que tiverem presença em 75% da programação (06 palestras).
 
* Dia 07 de fevereiro, das 14h às 17h
Palestra: De Estocolmo ao Rio+20: 40 anos de expectativas sobre o futuro que queremos.
Tema: Retrospectiva das grandes conferências mundiais da área ambiental e das perspectivas da conferência Rio+20.
Palestrante: Valério Igor Victorino – Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo e Especialista em Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, com trabalhos nas áreas de planejamento, educação e licenciamento ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
* Dia 08 de fevereiro, das 14h às 16h
Palestra: Arte e Paisagem
Tema: A natureza percebida e representada pela arte, apesar de artificial, sempre traduziu a paisagem como sinônimo ou similar de natureza. Dessa forma, artistas e paisagistas se aproximaram em suas formas de ação, criação e representação, e se distanciaram também. 
Palestrante: Plinio Toledo Piza – Arquiteto pela FAU/USP e Mestre pela Universidade Mackenzie. Trabalhou no escritório de Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro. É arquiteto do Departamento de Parques e Áreas Verdes desde 1975. Projetou praças e parques públicos para a cidade de São Paulo. Estudou artes na Escola Brasil com L.P. Baravelli, C.Fajardo, F.J. Nasser e J. Resende.
* Dia 09 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Alimentação e Saúde: Um Novo Olhar Sobre o Prazer de Comer e o Conviver 
Tema: 
No mundo atual, com tantas ofertas e possibilidades, coisas triviais se transformaram em dilema. As escolhas alimentares, talvez simples para os nossos avôs e avós, passaram para o domínio de especialistas e técnicos, limitando nossa autonomia. Propõe uma reflexão sobre o comer e o conviver, temas fundamentais para o nosso bem-estar, saúde e prazer de viver.
Palestrantes: Maluh Barciotte – Bióloga, mestre em biologia e doutora em Saúde Pública e Ambiental pela USP – Tatiana Cardoso – Chef de cozinha e socia do restaurante natural Moinho de Pedra e do restaurante Natural com Arte.
  
* Dia 10 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Indicadores Ambientais do Município de São Paulo.
Tema: A sustentabilidade da cidade de São Paulo frente a dois grandes desafios: as mudanças estruturais da ordem econômica global e os potenciais efeitos das mudanças climáticas. Com base em indicadores, propõe a necessidade de adoção de políticas diferenciadas para as várias regiões da cidade, a partir da divisão territorial do município em 4 tipologias de distritos (unidades menores que as Subprefeituras). 
Palestrante: Patrícia Marra Sepe – Mestre em Geociências e Ciências Exatas e Doutoranda do Programa Organização do Espaço-Geografia/UNESP Rio Claro. Geóloga da PMSP/SVMA, coordenou nos últimos anos diversos trabalhos na área de indicadores ambientais e planejamento urbano da cidade (Atlas Ambiental, GeoCidades e Indicadores Sintéticos de Meio Ambiente).
* Dia 13 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Ecologia e Biomas do Brasil
Tema: Apresenta os conceitos básicos de Ecologia, e propõe uma viagem pelos biomas mais importantes do Brasil (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Matas de Araucárias).
Palestrante: Vitor Otavio Lucato – Graduado em Ecologia pela UNESP, biólogo, pós-graduado em Saúde Pública e Gestão Ambiental pela USP. É docente da UMAPAZ.
* Dia 14 de fevereiro, das 9h às 12h
Palestra: Arborização Urbana
Tema: Critérios para arborização e arboricultura, escolha de espécies, local para plantio, uso de espécies nativas do Brasil e do Bioma Mata Atlântica, adubação, manejo, controle de pragas e doenças, entre outros.
Palestrante: Engº Agrônomo Luiz Paulo Sacchetto Jr. – Técnico do Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo, na Divisão de Projetos; membro do grupo de trabalho que esta elaborando o novo Manual de Arborização do Município de São Paulo.
 
* Dia 15 de fevereiro, das 19h às 21h30
Palestra: Cidadania Socioambiental: Os desafios do direito e política ambiental em tempos de Rio+20.
Tema: Análise critica dos conceitos de economia verde, desenvolvimento sustentável, governança ambiental global, tendo em vista a utilização de instrumentos oferecidos pelo direito ambiental (nacional e internacional), economia do ambiente e indicadores de gestão socioambiental.
Palestrante: Ricardo Stanziola Vieira – Pós-doutor pelo Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental , Urbanismo e gestão do território (Universidade de Limoges – França Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
* Dia 16 de fevereiro, das 14h às 17h
Palestra: Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental
Tema: Apresenta e discute a Educação Ambiental – EA – a partir do conceito de Sustentabilidade e os parâmetros definidos na Conferência de Tbilisi. Observa as confluências dos princípios e debate as potencialidades e dificuldades do exercício da EA. 
Palestrante: André Luiz Moura de Alcântara – Cientista social graduado pela USP com especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Trabalha na PMSP desde 1992 e em SVMA desde 1994.

Deixe um comentário