água

Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água terá espaço dedicado à Rio+20

Credenciamento de jornalistas para cobrir o evento pode ser feito até 2 de março. Este ano, o Brasil terá sua maior participação na história do Fórum. País é candidato a sediar o encontro em 2018
Com uma delegação de aproximadamente 250 pessoas, de 50 instituições ligadas à temática da água, o Brasil vai à cidade francesa de Marselha, entre 12 e 17 de março, para sua maior participação numa edição do Fórum Mundial da Água. Esta mobilização é resultado de 18 meses de preparativos, uma vez que o Brasil também sediará em junho a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e a Assembleia da Rede Internacional de Organismos e Bacias (RIOB) em 2013. O País também é candidato a sediar o Fórum Mundial da Água de 2018.
A Seção Brasil, responsável pela organização da participação mais expressiva do País, organizou o Pavilhão Brasil, com 345m², auditório de 50m² com capacidade para reunir até 70 pessoas, quatro estandes de 10m², Media Center e espaço dedicado à Rio+20. O Pavilhão Brasil é organizado pelas instituições brasileiras que vão participar do Fórum, cujo objetivo é aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas de soluções.
O Pavilhão Brasil terá um espaço dedicado à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O objetivo é divulgar o encontro, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre 20 e 22 de junho, e recolher contribuições sobre os desafios em torno da água, um dos temas da Rio+20.
As instituições responsáveis pelo Pavilhão farão 30 reuniões de trabalho, sessões técnicas e outras ações relacionadas ao Fórum para difundir e compartilhar experiências com instituições de vários países e identificar oportunidades de parcerias.  
A viabilização do Pavilhão Brasil é uma iniciativa da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, importante espaço de discussão internacional das questões ligadas a recursos hídricos, que reúne as instituições brasileiras e contará com a presença de países latino-americanos.
Toda a concepção do Pavilhão adota o conceito ambiental sustentável, com material certificado, distribuição de documentos digitais (no-paper) por meio de estações multimídias, com tela sensível ao toque para seleção e gravação de arquivos digitais.
O Fórum
Organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e o país anfitrião, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, sempre no mês de março, quando no dia 22 celebra-se o Dia Mundial da Água. O tema escolhido para esta edição é “Tempo para Soluções”. As edições anteriores ocorreram no Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006) e Turquia (2009). O próximo Fórum está confirmado para Daegu, Coreia do Sul, em 2015.
Mais informações
Data: 12 a 17 de março de 2012                                               
Local: Marselha – França

Deixe um comentário