Ciência e Tecnologia

Saraiva promove Semana Sustentável em âmbito nacional

Serão cerca 100 de eventos gratuitos sobre o tema realizados na rede de lojas Saraiva

De 3 a 9 de junho, 33 lojas da rede recebem programação gratuita e rica em informação, entretenimento e lazer para todas as idades. São atividades lúdicas para as crianças, mesas de debate, palestras e minicursos para jovens e adultos.
A rede de livrarias se posiciona neste cenário prolífico, promovendo cerca de 100 oportunidades para se discutir o assunto inserido em diversos âmbitos da sociedade. O projeto visa a educar, conscientizar e aproximar do cotidiano de todos este assunto tão importante. Nos dias dos eventos, livros sobre o tema terão até 20% de desconto.

 Serão:
• 69 atividades infantis em: São Paulo e Grande São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Manaus, Belém, Caxias do Sul, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Porto Alegre, Vitória e Natal. Serão contações de histórias, oficinas recreativas, teatro de bonecos e outras atividades lúdicas que abordam temas como reciclagem e meio ambiente para educar e entreter a criançada.

• 5 Minicursos em: Belém, Fortaleza, Manaus e Salvador. Aulas ministradas por especialistas sobre sustentabilidade relacionadas a negócios e empresas. 

• 17 Papos & Ideias em: São Paulo e Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, Manaus, Salvador, Natal e Porto Alegre. Bate-papos, palestras e debates sobre Design Sustentável, Desenvolvimento urbano, Empreendedorismo Sustentável, Educação Ambiental, dentre outros temas.

“A Semana Sustentável Saraiva é um projeto importante porque leva o assunto para um grande número de cidades do Brasil, com uma programação variada que contempla todas as faixas etárias”, diz Marcílio Pousada, diretor-presidente da Livraria Saraiva.
Dentre os eventos que serão realizados, a palestra sobre “Liderança Sustentável”, ministrada pelo consultor, jornalista e publisher da revista Ideia Sustentável,  Ricardo Voltolini,  é um dos destaques. “A Semana Sustentável Saraiva abre um importante espaço para discutir os desafios da humanidade na transição para uma economia mais verde. Para a Ideia Sustentável, a primeira publicação especializada em sustentabilidade no Brasil, é uma honra e uma alegria participar. Queremos discutir neste espaço os grandes temas, as principais tendências e as melhores ideias para a sustentabilidade”, diz Voltolini.
Outro assunto que será abordado na Semana é “Alimentação Sustentável”, conceito multidisciplinar que aborda a importância da alimentação saborosa e saudável, produzida em sintonia com o meio ambiente. Nesta mesa, participarão o jornalista e responsável pelo portal Gastronomia Sustentável, Sergio Lerrer, o engenheiro Alberto Ozolins e o chef gastronômico William Ribeiro. “É engrandecedor participar da Semana Sustentável Saraiva como mediador, especialmente de um evento sobre esse tema. Falar sobre alimentação é falar de como podemos nutrir melhor o desenvolvimento de nossa sociedade com indivíduos mais aptos ao aprendizado, ao mundo e à adaptabilidade evolutiva do corpo e da mente”, comenta Lerrer.
O organizador da Virada Sustentável, André Palhano, também participará da programação da Saraiva, coordenando o bate-papo “A Cultura como inspiração para a Sustentabilidade”. “Acho importante a Saraiva promover essa movimentação em torno do tema. Demonstra que a empresa já entendeu que sustentabilidade não é um modismo, mas sim uma tendência da sociedade. E que, como pólo de cultura e informação, tem uma responsabilidade grande nesse sentido. Sobre o evento que participarei, abordamos como a arte e a cultura têm relevância no papel de fazer com que esse conteúdo mais denso chegue à população de um modo diferente: pelo coração”, comenta Palhano.
A Saraiva na Virada SustentávelA Saraiva também participa da Virada Sustentável 2012, evento cultural gratuito que acontece nos dias 2 e 3 de junho em vários pontos de São Paulo. Serão 17 atividades para crianças, jovens e adultos, nas lojas Saraiva MegaStore da cidade, que integram o calendário oficial da Virada Sustentável.
Outras iniciativas em SustentabilidadeEsta não é a única iniciativa da Saraiva com foco neste assunto. O Grupo possui desde 2010 um Comitê de Sustentabilidade para mapear e planejar suas possíveis ações nessa área, formado por profissionais de engenharia, direito, recursos humanos, marketing, compras e produção. 
Dentre as ações realizadas, estão a certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) da Editora Saraiva; a participação na Virada Sustentável ocorrida em São Paulo em 2011, com a doação de milhares de livros,  a realização de atividades infantis com foco em sustentabilidade nas lojas de São Paulo e o patrocínio da contação de história com a Kiara Terra no parque do Ibirapuera. Outra iniciativa é a produção de papel reciclado a partir de aparas e sobras resultantes da impressão de livros; com este material, pretende-se confeccionar sacolas para a rede de lojas da Livraria Saraiva e, assim, fechar o ciclo do papel.




 
ProgramaçãoPara a Semana Sustentável Saraiva, foi criado um hotsite com informações sobre o projeto e a programação completa de eventos em todas as cidades:www.livrariasaraivasaraiva.com.br/sustentabilidade
Confira os destaques da agenda:

SÃO PAULO (SP)___________________
Palestra do Prof. Gibson Zucca da Silva >> Virada Sustentável2/6, sábado, 11h :: Shopping Pátio PaulistaA oficina ou palestra é sobre os principais eixos do livro Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente lançado no mercado nacional recentemente pela Saraiva e que aborda os seguintes temas: Mudanças Climáticas, Economia Verde, Inovações Sustentáveis e Empreendedor da Sustentabilidade.O diferencial desta obra é que preza por uma engenharia didática que facilita a aplicação no dia-a-dia das pessoas comuns, ou seja, da conscientização para a ação responsável.

Oficina “Os Apelos de Sustentabilidade no Mercado de Consumo” – Fundação PROCON SP >> Virada Sustentável
2/6, sábado, 15h :: Shopping Pátio PaulistaSerá feita uma breve contextualização da proteção ao meio ambiente vinculada aos direitos do consumidor e, em seguida, os participantes farão uma análise prática dos produtos e anúncios, com o fim de se verificar se os termos e conceitos utilizados são claros ou não, bem como se são suficientemente precisos para orientá-los à correta destinação no momento pós-consumo, uma vez que tais meios (embalagens, rótulos, anúncios etc) são instrumentos que se apresentam como veículos de informação e educação ambiental da sociedade.
 
Oficina “Road to Rio e Rio+Veg: Jovens rumo à Rio+20” >> Virada Sustentável3/6, domingo, 15h :: Shopping Pátio PaulistaRoad to Rio+20 e Rio+Veg são dois movimentos construídos por jovens e que têm o objetivo de facilitar a participação ativa desse público na Rio+20, bem como na posterior construção dos resultados acordados pela Conferência. Tendo isso em vista o Rio+20, ativistas do Road to Rio+20 e do Rio+Veg se juntaram para elaborar uma oficina, tendo como objetivo principal preparar os jovens que queiram participar, direta ou indiretamente, nesse importante evento.
 
Palestra “A Sabedoria da Natureza” >> Virada Sustentável3/6, domingo, 17h, Shopping Pátio PaulistaPalestra em torno do tema “A Sabedoria da Natureza”, em que o escritor e jornalista Lauro Henriques Jr. apresenta o pensamento de alguns dos grandes nomes da sustentabilidade e da consciência espiritual no mundo atualmente, como Leonardo Boff e Satish Kumar, mostrando como a natureza pode ser a grande mestra para o mundo de hoje. Nesse sentido, a palestra segue os mesmos moldes desta já realizada na 2ª Semana Cultura das Árvores, em 2011:
http://semanaculturalarvores.wordpress.com/2011/09/16/palavras-poder/
Papos & Ideias “Liderança Sustentável”, com Ricardo Voltolini4/6, segunda-feira, 19h30 :: Shopping IbirapueraO consultor, jornalista e publisher da revista Idéia Sustentável conversa com o público sobre a Plataforma Liderança Sustentável, projeto que visa inspirar, formar e conectar líderes para a sustentabilidade. O projeto se originou do seu livro Conversas com Líderes Sustentáveis, da Editora Senac.  A obra apresenta entrevistas inéditas com dez dos mais importantes empresários que atuam no país, e procura traçar o perfil do líder em sustentabilidade, como ele se forma e que desafios enfrenta no dia-a-dia. Conheça experiências reais de vida e entenda a importância de aplicar estes conceitos na gestão de empresas.
Papos & Ideias “Da teoria à prática: reflexões sobre a importância de atitudes sustentáveis” 5/6, terça-feira, 19h30 :: Shopping Pátio Paulista O entendimento do conceito de sustentabilidade, da legislação ambiental e as estratégias para a capacitação dos empreendedores são caminhos importantes para o surgimento de um novo modelo social e econômico. O prof. João Salvador Furtado (Instituto Jatobás) apresenta o livro Os 50 + importantes livros em sustentabilidade e os fundamentos para o desenvolvimento sustentável, Adriana Ponce (Santos & Cerântola Sociedade de Advogados) aborda o tema Legislação Ambiental, e Ademar Bueno (Lab. de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade – EESP FGV) apresenta as possibilidades do empreendedorismo com foco na inovação e sustentabilidade.
Papos & Ideias sobre “Alimentação Sustentável”, com Sergio Lerrer, Alberto Ozolins e William Ribeiro5/6, terça-feira, 19h30 :: Shopping Ibirapuera Além do chamado food service, os palestrantes abordam nesse debate questões como comida saudável, orgânica e identidade de sustentabilidade nos serviços de alimentação, passando por outros temas como slow food, questões sanitárias, agrotóxicos e alimentação escolar. Sergio Lerrer é jornalista responsável pelo portal Gastronomia Sustentável, Alberto Ozolins é engenheiro e consultor em produção rural sustentável e William Ribeiro é chef  gastronômico especializado na relação entre alimentação e meio ambiente.
Papos e Ideias “A cultura como inspiração para a sustentabilidade”, com André Palhano, organizador da Virada Sustentável6/6, às 19h30 :: Shopping IbirapueraArte e cultura têm papel importante na disseminação dos conceitos de sustentabilidade na medida em que emocionam, inspiram e conscientizam a sociedade. Neste debate, André Palhano, Ana Maria Rebouças (curadora do Centro Cultural São Paulo) e artistas convidados como Mister (Coletivo Basurama) e Bijari, falam sobre o conteúdo de espetáculos e eventos artísticos relacionados ao tema, além de discutir o impacto socioambiental destas ações.


CAMPINAS (SP)__________________________________________________________
Papos & Ideias “Design inteligente e soluções mais sustentáveis”, com Juliana Boer, da Cria Arquitetura 4/6, segunda-feira, 19h :: Iguatemi Campinas                  
A realidade contemporânea baseia-se cada vez mais no predomínio do ambiente construído, no crescimento descontrolado das metrópoles, no uso de materiais e técnicas com elevado custo energético e alto grau de desperdício. Design Inteligente e mais Sustentável direciona o projeto e a especificação de materiais e tecnologias, de modo que o espaço gere menos impacto ao meio ambiente e que melhore a qualidade de vida de seus habitantes e/ou usuários.
Papos & Ideias “Sustentabilidade Planetária: Histórico, Atualidades e Perspectivas de Futuro”, com o professor e fundador da Gaia Social, Dr. Edison Carvalho5/6, terça-feira, 19h :: Iguatemi CampinasNesta palestra, serão discutidos vários marcos de sustentabilidade ao longo do tempo geológico, na pré-história e nas civilizações. Haverá  ênfase nas diversas maneiras de diferentes sociedades se relacionarem com a natureza (divinização, contemplação, apropriação etc.), resultando na sociedade urbana, industrial  e de consumo. Por fim serão apresentados os desafios, as oportunidades e os  instrumentais para a gestão da sustentabilidade nas próximas décadas.
Papos & Ideias “Eco 92 para a Rio+20: 20 anos depois”, com o Professor José Gonçales Junior9/6, sábado, 16h :: Iguatemi Campinas                
Geógrafo e ambientalista, o Prof. José Gonçales Junior participa de diversas redes com foco em desenvolvimento sustentável. Ele promove uma breve reflexão dos 20 anos de evolução dos debates mundiais sobre as mais graves questões socioambientais mundiais entre a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio Eco 1992) e a atual Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).



RIO DE JANEIRO (RJ)________________________
Papos & Ideias sobre “De qual sustentabilidade estamos falando?”, com Lara Moutinho da Costa
4/6, segunda-feira, 20h :: Shopping RioSulNeste bate-papo, Lara Moutinho abordará o tema com base na Avaliação Ecossistêmica do Milênio (fonte: documentário da ONU), que diz que 60% dos ecossistemas do planeta já estão destruídos ou seriamente deteriorados e, dentro de pouco tempo o planeta não terá mais condições de fornecer bens naturais para o consumo humano. Mais do que uma crise ambiental, o que vivemos é um dilema civilizatório: ou mudamos a nossa maneira de nos desenvolver e progredir, ou não haverá futuro. Lara é bióloga e mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro– Programa EICOS-UFRJ.
Papos & Ideias sobre “Tecnologias da Comunicação e Educação Ambiental: caminhos para o envolvimento sustentável” Gryner, da ONG, TemQuemQueira5/6, terça-feira, 19h :: Botafogo Praia ShoppingNo dia do meio ambiente, participe deste bate-papo entre Ana Luiza de Abreu que é Consultora de Gestão e Pesquisa Socioambiental e Cultural, da Ecology and Environment do Brasil e Adriana Gryner, da ONG, TemQuemQueira. O tema abordado tem por objetivo refletir sobre a necessidade da utilização da Comunicação Social como estratégia de sensibilização dos indivíduos em prol da Sustentabilidade, a importância das tecnologias (fotografia, vídeo, propaganda, TV e demais mídias impressas e virtuais) para o envolvimento do indivíduos em gerar mudanças no ambiente em que vivem.
Papos & Ideias sobre “Na origem do homem, um passarinho”, com Luciana Savaget5/6, terça-feira, 19h30 :: Shopping RioSulA jornalista e escritora contará sobre a viagem que fez ao Equador para uma reportagem especial do programa Globo Repórter. A pauta era investigar denúncias contra o patrimônio cultural e ecológico na região, além de apurar a matança de tartarugas gigantes por contrabandistas. A partir das experiências que viveu, Luciana Savaget criou uma ficção cheia de mistérios no livro Operação Galápagos (Ed. Planeta). Repleto de informações sobre o arquipélago, Luciana propõe uma reflexão sobre a importância de preservarmos o meio ambiente.

RECIFE (PE)__________________________________

Papos & Idéias sobre “Educação para sustentabilidade e economia criativa” com Cristiano Carrilho, Gestor de Educação Ambiental da SEMAS, e Verônica Ribeiro, Gestora de Segmentos Econômicos9/6, sábado, 16h :: Shopping RecifeEducação para sustentabilidade e economia criativa não se restringe a produtos, serviços e tecnologias, mas engloba também processos, modelos de negócios, de gestão, entre outros.  Cristiano Carrilho e Verônica Ribeiro irão abordar ações e práticas do governo de Pernambuco em matéria de educação ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e economia criativa.

FORTALEZA (CE)_______________________
Papos&Idéias sobre  “Princípios da Permacultura e Design Útil”, com Chico Neto4/6, segunda-feira, 19h :: Shopping Iguatemi FortalezaChico Neto compartilhará sua recente experiência em Várzea Queimada, interior do Piauí, na segunda edição do projeto social A Gente Transforma, abordando os princípios de permacultura e design útil, a partir dos conceitos de design e sustentabilidade. Chico Neto é publicitário, especialista em Design e professor do Curso de Publicidade na UFC, onde coordena o projeto de extensão Academia de Idéias, dedicado à promoção de portfolios acadêmicos
Minicurso “O Relatório de Sustentabilidade como Ferramenta de Gestão para as empresas”, com Maiso Dias5/6, terça-feira, 19h :: Shopping Iguatemi FortalezaA gestão empresarial de referência deve atuar de forma efetiva, preocupando-se em utilizar os recursos disponíveis na organização em busca do melhor resultado. Com isso, surge a consciência dos gestores e dos diversos públicos envolvidos em conhecer, relatar, comunicar e evidenciar as práticas adotadas pelas empresas em “satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. O Relatório de Sustentabilidade cumpre este papel e é o que convidamos você a conhecer pelas mãos do especialista no assunto.

NATAL (RN)______________________________
______
Papos & Ideias “Debatendo Natal: Sustentabilidade”, coordenado por Antonino Condorelli6/6, quarta-feira, 19h :: Shopping Midway MallCiclo de discussões para debater, de forma livre e apartidária, os principais problemas da capital potiguar, que foram identificados pelos próprios cidadãos em um levantamento feito pelo grupo Diálogos Criativos entre janeiro e março de 2012. Os participantes serão convidados a formular propostas que serão apresentadas como demandas da sociedade aos candidatos, à Prefeitura e à Câmara Municipal nas eleições de 2012.

PORTO ALEGRE (RS)_______________
______________
Papos & Ideias “Descarte Consciente de Medicamentos e o Meio Ambiente”, com José Francisco Agostini Roxo e Louise Seixas4/6, segunda-feira, 19h30 :: Praia de Belas ShoppingÉ comprovado que o impacto que os resíduos de medicamentos causam ao meio ambiente é um grave problema. A preocupação das empresas que participam dessa cadeia produtiva deu origem ao Programa Descarte Consciente. Neste bate-papo, será apresentado o programa e a Estação Coletora de Medicamentos – ECOMED.
MANAUS (AM)____________________________________________________________
Oficina de produção de carteiras com embalagens tetra pak, com Paulo Trindade  3/6, domingo, 17h :: Manauara Shopping  O que fazer com a embalagem tetra pak quando o suco, o leite, o extrato de tomate e outros produtos conservados nesse tipo de caixa acabam? Paulo Trindade, membro do Laboratório de Moda do Coletivo Difusão/Fora do Eixo, ensinará na oficina como reaproveitar esse material, por meio da confecção de porta moedas e carteiras.
Oficina de produção de objetos decorativos com sobras de tecidos, com Cristiane Batista  4/6, segunda-feira, 17h :: Manauara Shopping Nessa edição especial do projeto Santa Cris Convida, a jornalista e estilista Cristiane Batista mostrará que os restos de tecidos podem ser transformados em criativos e coloridos objetos de decoração.
Papos & Ideias com Dr. Marcio Oliveira sobre “Abertura de estradas na Amazônia x perda de diversidade de abelhas”5/6, terça-feira, 19h :: Manauara Shopping A abertura de rodovias é uma das principais causas de desmatamento da Amazônia. Atualmente, o Governo Federal está recuperando várias delas na região, com destaque para as BRs 163, 230 e 319. O fato tem originado um desequilíbrio na reprodução de alguns seres da fauna e flora, com destaque para as abelhas das orquídeas, que são essencialmente florestais e as principais polinizadoras dessa espécie de planta e de muitas outras existentes na região. Neste bate-papo, o assunto será discutido pelo Dr. Marcio Oliveira em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

BELÉM (PA)_________
Papos & Ideias sobre “Desenvolvimento Urbano Sustentável: o Papel dos Cidadãos”
5/6, terça-feira, 19h :: Boulevard Shopping BelémNesse debate, será abordado como aliar desenvolvimento sem agredir o meio ambiente. Esta talvez seja umas das maiores dúvidas da atualidade. O mundo acompanha o crescimento populacional, o inchaço de grandes cidades, a crise econômica de países considerados estáveis, a escassez de alimentos, a formação de megalópoles.
MiniCurso com Projeto Seletiva sobre Coleta Seletiva em Casa7/6, quinta-feira, 19h :: Boulevard Shopping BelémMuitas vezes, quando se fala em coleta seletiva, nos lembramos daqueles contêineres coloridos, e que nos confundem na hora em que temos que jogar fora alguma coisa. Este minicurso ensina práticas fáceis de separar o lixo doméstico.
Papos & Ideais “Pré-Clean Up Day Belém”, com Igor Vianna, Escola de Canoagem Marenteza 9/6, sábado, 15h :: Boulevard Shopping BelémDiscussão esportiva, cultural e sócio-ambiental sobre a preservação e limpeza de rio e mares. Evento que acontece em mais de 120 paises para disseminar a idéia e despertar o maior número possível de pessoas para a preservação dos nossos recursos naturais para uma reflexão sobre o papel de cada com o meio ambiente.

Deixe um comentário