Ciência e Tecnologia

Arquibancada superior do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é concluída

Em menos de cinco meses, 1.604 peças de concreto foram fabricadas e içadas para formar o setor que comportará 39.050 pessoas

Brasília, 22 de setembro de 2012 Uma importante etapa da obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi finalizada na tarde deste sábado. A última peça de concreto pré-moldada começou a ser içada por um guindaste gingante às 15h50. Quarenta minutos depois, a arquibancada superior do estádio foi concluída.

Os quatro mil operários que trabalham na construção festejaram o içamento da última peça. O caminhão, que transportou o pré-moldado de 12 toneladas, entrou na comemoração e simulou uma volta olímpica no centro do estádio, com direito a buzinaço.

É um momento histórico. Não é apenas a conclusão de uma arquibancada, mas de um importante ciclo. É a certeza de um trabalho bem feito e comprometido. Estamos chegando cada vez mais perto da abertura da Copa das Confederações e falta pouco para a conclusão da obra. Os trabalhadores estão de parabéns, declarou o secretário extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.

A montagem da arquibancada superior é uma das etapas mais importantes e delicadas da obra por sua complexa execução. Desde de dezembro de 2011, as peças de concreto pré-moldadas começaram a ser fabricadas em uma central no próprio canteiro de obras. Em maio de 2012, deu-se início à montagem do setor, com o encaixe das peças feito com a ajuda de um guindaste capaz de suportar até 650 toneladas.

Ao todo, 1.604 peças de concreto compõem o setor que terá capacidade para 39.050 pessoas: mais da metade do total da arena (cerca de 71 mil lugares).

A solução dos pré-moldados agilizou a execução da obra e não gerou custos adicionais. Além disso, garante melhor acabamento das peças e, consequentemente, aumenta a vida útil do concreto. O setor

Andamento das obras – Com 72% de sua execução concluída, a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha cumpre o cronograma estabelecido para sediar a abertura da Copa das Confederações (2013) e sete partidas da Copa do Mundo de 2014.

Além de estarem prontas as arquibancadas inferior e intermediária, a laje que cobre o segundo pavimento está finalizada. Os 288 pilares, com mais de 36m de altura livre, que rodeiam a arena formando a área de acesso, foram concluídos no fim de agosto. O anel de compressão já está fechado, restando apenas a finalização da concretagem.

Deixe um comentário