Notícias

Lúpus interna duas pessoas por dia

Em média, duas pessoas são internadas por dia nos hospitais públicos estaduais com diagnóstico de lúpus eritematoso, divulga levantamento da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo com base em dados de 2012. No ano passado, houve 637 internações.

Lúpus é uma doença autoimune sem causa conhecida e sem cura. Afeta o sistema

imunológico do doente, que passa a produzir anticorpos que atacam e provocam inflamação

de células e tecidos saudáveis do corpo.

A médica Lenise Brandão Pieruccetti, chefe de Reumatologia do Hospital Heliópolis, na

zona sul paulista, informa que o problema de saúde está ligado à predisposição genética. E

que os primeiros sintomas podem aparecer em qualquer faixa etária.

“No entanto, é no adulto jovem do sexo feminino e idade fértil, entre 25 e 50 anos, que ocorre a maior incidência do diagnóstico.

A explicação pode estar no estrogênio, hormônio feminino, que funciona como fator desencadeante”, explica. Pele, rins e o sistema nervoso central são as áreas mais comprometidas pelo lúpus. A alta exposição aos raios ultravioleta torna o indivíduo suscetível à doença. O sintoma mais claro é o aparecimento de manchas no rosto, no formato de “asa de borboleta”. Mas o paciente pode apresentar, também, sensibilidade ao sol, dor articular, queda de cabelo, febre persistente e fraqueza. Nos casos mais graves, chamados de lúpus eritematoso sistêmico, o

doente se queixa de lesões crônicas que deixam cicatrizes na pele.

Controle da doença – O tratamento, realizado por reumatologista, inclui o uso de protetor solar, anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores, mas a conduta médica varia conforme cada paciente. “Embora ainda sem cura, com a medicação correta a doença pode ser tratada com sucesso. A sobrevida do paciente tem sido cada vez maior, chegando a 98% em alguns casos”, informa a doutora Lenise. A recomendação é procurar sempre orientação médica, caso algum dos sintomas se manifeste.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde

Gilberto da Silva

Assessoria de Imprensa

Secretaria das Subprefeituras

Subprefeitura Ipiranga

28083613 / 28083662/ 96051-2610/ 991286378

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/ipiranga/

Deixe um comentário