Notícias

Jovens de 19 países conhecem parques estaduais de São Paulo durante Jornada Mundial da Juventude

A Fundação Florestal, por meio de parques estaduais no Litoral Norte e Região Metropolitana de São Paulo receberam durante toda a semana, de 15 a 22, grupos de jovens que estão no Brasil para o encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de Julho.

Ao todo, visitaram os parques estaduais, 1.808 pessoas, de 19 países: Angola, Inglaterra, Argentina, Guatemala, Honduras, Venezuela, México, Canadá, Índia, Quênia, Singapura, Síria, Moldávia, França, Colômbia, Argentina, Chile, Venezuela e Brasil.

No Litoral Norte, foram escolhidos os núcleos Picinguaba e Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), bem como o Parque Estadual Ilha Anchieta, que promoveram uma programação variada.

O Núcleo Picinguaba do PESM, recebeu cerca de 90 pessoas, que tiveram contato com as comunidades tradicionais inseridas no parque, participando de plantios de mudas e sementes nativas e de trilhas, como a Trilha Fluvial pelo manguezal do Rio Fazenda. O mesmo grupo visitou também o Parque Estadual Ilha Anchieta, conhecendo o contexto histórico das ruínas do antigo presídio, apresentado por um representante dos Filhos da Ilha, bem como trilhas ecoturisticas diversas.

No dia 19, 48 jovens visitaram o Núcleo Caraguatatuba do PESM, onde foram recebidos pelo Grupo de Jovens da Catedral do Divino Espírito Santo, totalizando 70 visitantes. O grupo teve a oportunidade de entrar em contato com a Mata Atlântica, por meio de palestra e caminhada pela Trilha do Jequitibá, para conhecer pouco mais sobre esse bioma tão importante para nosso país, bem como espécies da flora e da fauna locais.

Na região metropolitana e interior de São Paulo, as unidades de conservação que recebem grupos da jornada são o Parque Estadual da Cantareira e o Parque Estadual do Jaraguá. Nesta região, serão 1.670 visitantes ao todo, que participarão de caminhadas, palestras e visitas aos principais atrativos dos parques, como o Mirante do Pico Jaraguá e outros.

Ficou interessado em visitar os Parques? Confira mais informações:

PESM Picinguaba

Telefone: (12) 9707-2426

Email: pesm.picinguaba

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/

PESM Caraguatatuba

Telefone: (12) 3882-3166

Email: pesm.caragua

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/

PE Ilha Anchieta

Telefone: (12) 3832-9059

Email: pe.ilhaanchieta

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/

PE Cantareira – Núcleo Pedra Grande

Telefone: (11) 2203-3266

Email: pecantareira

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/

PE Jaraguá

Telefone: (11) 3943-5222

Email: pejaragua

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/

Crédito para as fotos: Divulgação / Fundação Florestal

Deixe um comentário