Concurso estimula participação política de crianças e jovens

Candidatos, com idade entre 10 e 18 anos, devem produzir um vídeo ou um programa de rádio sobre o tema “Política: o que você tem a ver com isso?”

Em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal, celebrados em outubro de 2013, o portal infanto-juvenil Plenarinho, a TV Câmara e a Rádio Câmara promovem um concurso para despertar nas crianças e jovens de 10 a 18 anos o interesse pela participação política e cidadã. Para participar, é preciso produzir um vídeo ou um programa de rádio, com duração de um a cinco minutos, que responda à pergunta: “Política: o que você tem a ver com isso?”.

Os trabalhos selecionados serão exibidos nos programas “Outras Vozes” e “Câmara Ligada”, da Rádio Câmara e da TV Câmara. Também ficarão disponíveis nos sites do Plenarinho e do Câmara Ligada.

O primeiro colocado de cada grupo etário (10 a 14 anos e 15 a 18 anos) em cada modalidade (rádio ou televisão) receberá um tablet.

Como participar?

As inscrições estarão abertas de 1º de agosto a 30 de setembro, nos sites do Plenarinho e do Câmara Ligada. A entrega das obras será feita somente pela internet. O candidato deverá postar seu vídeo ou programa de rádio em site de carregamento de arquivos de sua escolha (Youtube, Vimeo, Soundcloud, entre outros). O link do arquivo deverá ser informado no campo correspondente da ficha de inscrição.

As informações completas estão no regulamento.

Para saber mais

Plenarinho foi lançado em agosto de 2004 e é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o público infanto-juvenil. Por meio de produtos lúdicos, como jogos, histórias em quadrinhos e animações, o portal busca contribuir para o desenvolvimento de uma consciência cidadã nos pequenos brasileiros.

“Outras Vozes” é um programa colaborativo em que o público deixa de ser apenas espectador para se tornar produtor de conteúdo. Comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das periferias e outras engajadas nas mais diversas causas têm hoje o audiovisual como instrumento de expressão e mobilização. Ao abrir espaço para a exibição desses produtos, a TV Câmara e a Rádio Câmara fomentam uma democracia participativa na mídia e cumprem o disposto no artigo 221 da Constituição: promoção da cultura regional e estímulo à produção independente.

“Câmara Ligada” é um espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania. A fórmula reúne uma plateia com 150 estudantes do ensino médio, especialistas, deputados, uma banda nacional e jovens protagonistas com histórias para contar. A conversa gira sempre em torno de temas de interesse da juventude. O programa tem o selo ER (Especialmente Recomendado), concedido pelo Ministério da Justiça a programas de TV que promovem o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.

 

Serviço:

Concurso “Política: o que você tem a ver com isso?”

Promoção: portal Plenarinho, TV Câmara e Rádio Câmara

Inscrições: de 1º de agosto a 30 de setembro, no site www.plenarinho.leg.br ewww.camaraligada.com.br

Post Author: revistapartes