Produção de petróleo da Petrobras cresceu no mês de agosto

residente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster-Foto: AGENCIA PETROBRAS
residente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster-Foto: AGENCIA PETROBRAS

A Petrobras informa que a produção de petróleo (óleo, mais líquido de gás natural – LGN) de todos os campos da Petrobras no Brasil, em agosto, atingiu a média de 1 milhão 908 mil barris por dia (bpd). Esse volume é 1,1% acima da média produzida no mês anterior (1 milhão 888 mil bpd). Incluída a parcela operada pela empresa para seus parceiros, a produção exclusiva de petróleo no Brasil chegou a 1 milhão 971 mil bpd, indicando um aumento de 1,3% em relação a julho.
Esse resultado positivo deve-se ao retorno à operação de plataformas que estavam com paradas programadas em julho (P-40 em Marlim Sul, P-20 em Marlim, PPM-1 em Pampo e FPSO-RJ em Espadarte) e à entrada em produção de poços nas plataformas P-54 e FPSO-Piranema. Seguindo o cronograma, no mês de agosto as plataformas P-26 e P-35, ambas no ativo de Marlim, interromperam sua produção para atender ao programa de paradas programadas para manutenção.

A produção total (petróleo e gás natural) da Petrobras no Brasil, em agosto, atingiu a média de 2 milhões 294 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), volume 0,5% acima do produzido em julho. Incluída a parcela operada pela Petrobras para empresas parceiras, o volume total produzido em agosto foi de 2 milhões 401 mil boe/d, 0,6% acima da produção de julho.

Encontram-se em fase de conclusão os trabalhos de conexão da plataforma P-63, primeira unidade de produção do campo de Papa-Terra, às linhas de ancoragem. Essa plataforma começará a operar no dia 23 de outubro.

As obras da plataforma P-55 foram concluídas e, em 17 de setembro, iniciados os testes de inclinação. Após essa etapa, e na primeira semana de outubro, ela deverá iniciar a navegação para o campo de Roncador, na Bacia de Campos.

Somado à produção da empresa no exterior, o volume total de petróleo mais gás natural atingiu, em agosto, a média de 2 milhões 499 mil boe/d, 0,3% acima da produção total de julho.

Deixe um comentário