Notícias

Encontro de Estudos Sociais reúne intelectuais latino-americanos em Foz

O 1º Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina reúne nesta semana intelectuais das áreas de Ciências Sociais, Economia, Relações Internacionais e Comunicação em Foz do Iguaçu.  O evento terá, de 22 a 24 de outubro (terça a quinta-feira), mesas de debate em plenária, grupos de trabalhos temáticos e atividades culturais.

A programação conta com nomes como Luis Tapia (Bolívia), Luis Fernando Sarango Macas (Equador), María Susana Bonetto (Argentina), Francisco Delich (Argentina), Lucas Kerr de Oliveira (Brasil) e Félix Pablo Friggeri (Argentina/Brasil). Também estarão presentes profissionais e pesquisadores de Foz do Iguaçu, como o jornalista Carlos Gruber, da RPC TV e da pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Organizado pela área de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA – Brasil) e pelo Centro de Estudios Avanzados da Universidad Nacional de Córdoba (UNC – Argentina), o evento conta com patrocínio da Itaipu Binacional, promoção do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) e apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Webrádio Unila.

O I Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina propõe discutir a construção do pensamento social a partir da produção intelectual de pesquisadores do próprio continente, com foco em análise e proposição de resolução dos problemas de países latino-americanos. As mesas plenárias vão tratar dos atuais processos políticos da região e do papel das universidades e dos meios de comunicação.

Já nos grupos de trabalho serão debatidos/as: Novas epistemologias na América Latina (GT 1); Qualidade da democracia (GT 2); Compreensão crítica dos direitos humanos na América Latina (GT 3); Descolonização do direito e da política na América Latina (GT 4); Desenvolvimento e/ou bem viver: o grande dilema latino-americano (GT 5); e O papel dos meios de comunicação na construção do pensamento social latino-americano (GT 6).

A programação completa, que está dividida entre a Fundação Cultural, o Senac e a Unila Centro, pode ser encontrada em http://alolatinoamerica.wix.com/pensar-latinoamerica#!cronograma-de-los-grupos-de-trabajo/c8y9.

SERVIÇO:
I Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina

De 22 a 24 de outubro de 2013
Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e Unila Centro.

Deixe um comentário