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Habilidades sociais: perspectiva e mudança

HABILIDADES SOCIAIS: PERSPECTIVA E MUDANÇA
Claudinei Frutuoso*
Eliane de Araújo Teixeira

Graduado em Pedagogia, Pós em Metodologia do Ensino Superior, Claudinei Frutuoso – Mestrando em Educação pelo PPGE/UNIR. Email: frutuoso12@gmail.com

RESUMO: As Habilidades Sociais no contexto dos estudos de Del Prette & Del Prette, faz uma associação ao resgate de hábitos já por muito deixados de lado, bem como a relação direta com a Educação Física. Nestes estudos se faz uma revisão de obras e autores que defendem a questão, tanto da aplicabilidade das habilidades sociais na psicologia, quanto na educação física. O objetivo principal deste trabalho é estabelecer relações entre conteúdos de educação física escolar com enfoque na temática das habilidades sociais, abordando a apresentação do papel social da educação física escolar, conceitos e definições e tipos de habilidades sociais e a relação com a formação em habilidades sociais.
Palavras-chave: Habilidades Sociais, Teorias da educação, Educação Física.

SOCIAL SKILLS: PERSPECTIVE AND CHANGE
ABSTRACT: The Social Skills in the context of studies Prette & Del Del Prette, makes an association to the rescue of habits already too left out, as well as directly related to Physical Education. In these studies it is a review of works and authors who argue the issue, both the applicability of social skills in psychology, as in physical education. The main objective of this work is to establish relationships between content physical education with a focus on the theme of social skills, addressing the presentation of the social role of school physical education, concepts and definitions and types of social skills and relationship with training in social skills.
Keywords: Social Skills. Theories of Education. Physical Education

1 INTRODUÇÃO
A relação entre o comportamento humano e sua ação diária permite estabelecer um paralelo entre a formação do homem e seu comportamento. Os estudos realizados por Del Prette & Del Prette tratam a temática com o olhar dado pela psicologia clinica e do trabalho. Partindo dos conceitos de Habilidades Sociais e competência social estes desenvolveram suas próprias sínteses sobre o tema.
Partindo deste conceito apresentado por Del Prette & Del Prette este trabalho terá como meta fazer uma análise do conceito de habilidade social e de suas principais vertentes, que hoje na área da educação física e principalmente no contexto da educação física escolar, debatem a relação desta com o comportamento humano. Trata-se assim das relações diretas de um indivíduo com o meio em que vive a partir da observação de padrões de comportamento, que visam identificar, se o indivíduo ao se relacionar com o outro, esse comportamento possa ser quantificado, isso numa escala de maior ou menor grau.
Neste sentido se faz necessário: Estabelecer Relações entre os conteúdos de Educação Física Escolar com enfoque na formação social e a temática de Habilidades Sociais. A partir do referencial a ser analisado e da visão dada pelos diversos autores, com base num enfoque crítico-social voltado para a avaliação da prática no trabalho escolar, os conceitos analisados levarão em consideração os diversos contrastes expostos pelos autores com os objetivos de: Apresentar o papel social da Educação Física Escolar e estabelecer relações com a formação em Habilidades Sociais, bem como pesquisar conceitos, definições e tipos de habilidades sociais, refletindo sobre as produções científicas relativas ao papel social da Educação Física e sua relação com a formação em Habilidades sociais colocar objetivos.
Dessa forma os objetivos se confrontarão de modo a explicitar as principais contradições existentes no âmbito das habilidades sociais, demonstrando a importância de sua aplicação na escola.

2 HABILIDADES SOCIAIS E O CONTEXTO ESCOLAR
Para a boa parte dos pesquisadores e profissionais da área ligada ao comportamento humano é fácil responder a seguinte pergunta: o que é habilidade social e como identificamos as habilidades sociais? Neste contexto alguns descrevem habilidade social como: habilidades que o indivíduo adquiri ao longo da vida na prática das relações diárias e que servem nas relações interpessoais na vida [1]. Porém Campos & Del Prette [2, p.519] ao analisar o assunto afirmam baseando-se nos estudos de Del Prette & Del Prette que “as Habilidades Sociais podem ser definidas como um constructo descritivo do conjunto de desempenhos apresentados pelo indivíduo diante das demandas de uma situação interpessoal”.
Dessa forma as habilidades sociais podem ser qualificadas e quantificadas, ou seja, é possível dizer se uma pessoa trabalha ou não suas habilidades no convívio diário.
Assim para o pesquisador o trabalho com as habilidades sociais permite conhecer e enumerar padrões comportamentais, o que se torna mais visível e prático de observar e verificar durante as aulas de educação física, pois nesse espaço abre-se um leque de situações que vão dar lugar a criatividade e também a possíveis desentendimentos. O que nas atividades diárias pode ser visto por intermédio de alunos que agem sem qualquer respeito com os colegas.
Dessa forma o objetivo dos estudos hoje no assunto não se referem às habilidades como fim, mas sim como um meio, o que tem gerado um grande desafio para a maioria dos pesquisadores, no sentido de encontrar técnicas e métodos de promoção das habilidades o que torna a cada dia essa tarefa mais árdua no sentido estrito. Partilhar essa visão no âmbito social requer dizer que as habilidades servem como moderador do comportamento, haja vista que ela esta diretamente relacionada com a autoestima como é possível ver [1, p.4-5].

A auto estima aumenta quanto mais o indivíduo faz aquilo que acredita ser correto, justo e adequado, mesmo que não atinja seus objetivos em uma relação. Dessa forma, objetivos atingidos geram satisfação e uma auto avaliação positiva, mas, quando isso ocorre às custas de humilhação, auto depreciação, falsas promessas, intimidação etc., pode prejudicar a auto estima.

Nesta visão o trabalho com as habilidades esta relacionado diretamente com as relações de bem estar e prazer. Numa outra dimensão, a temática é vista também como ponto de partida para esta prática, ou seja, não são apenas as relações de prazer e bem estar que estão em jogo, mas um olhar global sobre o individuo. Nesta concepção [3, p.4] “o treinamento assertivo é de grande utilidade para aumentar a autoestima e reduzir a ansiedade e a depressão, através da expressão sincera dos próprios sentimentos, desejos e direitos, mas não é suficiente para aumentar a conexão interpessoal e estabelecer vínculos”. Dada à importância do tratamento correto a esta prática é necessário observar que não nascemos com habilidades nós as adquirimos ao longo da vida fator esse, que nos diferencia dos outros animais.
Vista dessa forma, a escola passa então a ser por essência um local onde essas habilidades sociais devem ser reforçadas constantemente, o que torna a tarefa da escola a de promotora de estímulos e atitudes que venham a fortalecer essa habilidade.

2.1 CLASSIFICAÇÕES DAS HABILIDADES SOCIAIS
As habilidades sociais muitas vezes não são entendidas dentro do ambiente escolar e mesmo dentro da sociedade, pois a temática ainda é pouco abordada neste ambiente visto que os estudos ainda estão sendo aprofundados no tema. A dimensão que se tem é a de que é algo novo, quando na verdade esta pratica pode ser considerada arcaica. O que tivemos na realidade foi um afastamento gradativo destas habilidades que pode ter sido causado pela falta de acompanhamento da família pela modernização e mudança drástica nas formas de tratamento entre familiares e, portanto entre a comunidade.
Para alguns teóricos as habilidades devem ser treinadas, dai a pergunta existe local melhor para o treino das habilidades do que o ambiente familiar. As habilidades sociais podem ser definidas de acordo com determinada tipologia, podemos enumera-las como habilidades sociais assertivas, habilidades sociais de expressão de sentimento e as habilidades sociais de comunicação. Essas são expressas [1, p.6] como sendo:

Habilidades Sociais de Comunicação (exemplo: fazer e responder perguntas; pedir feedback; gratificar/elogiar; iniciar conversação). Habilidades Sociais de Civilidade (exemplo: dizer, por favor; agradecer; apresentar-se). Habilidades Sociais Assertivas, Direito e Cidadania (exemplo: manifestar opinião; concordar; discordar, pedir mudança de comportamento). Habilidades Sociais Empáticas (exemplo: parafrasear; refletir sentimentos). Habilidades Sociais de Trabalho (exemplo: coordenar grupo; falar em público). Habilidades Sociais de Expressão de Sentimento Positivo (exemplo: fazer amizade; expressar a solidariedade).

É preciso salientar, que os tipos acima citados, estão envolvidos num bloco maior, o das habilidades pró-sociais também denominadas por alguns como os de maior importância para a o desenvolvimento das demais.
Existem, porém outros olhares sobre as dimensões dados as habilidades sociais, na analise que é feita por Cabalo (1987/1991) e Del Prette & Del Prette (1996) ao apontar três dimensões descritivas no sentido de construir habilidades sociais, que estariam divididas em dimensão comportamental, dimensão pessoal e dimensão situacional, a primeira teria como meta trabalhar os comportamentos utilizando as expressões de iniciar conversação, fazer pedidos entre outros, já na dimensão pessoal o objetivo seria trabalhar os sentimentos, pensamentos, conhecimentos de normas entre outros, na dimensão situacional o objetivo estaria relacionado ao desempenho social e a melhora da autoestima [4].
Mesmo assim o estudo das habilidades e sua aplicação ainda devem ser aprofundados haja vista existirem algumas convergências é necessário uma analise detalhada sobre sua aplicação na educação física escolar.

2.2 OUTRO OLHAR SOBRE AS HABILIDADES SOCIAIS
O conceito atual de HS resgata uma ideia antiga do bem relacionar-se, pois pelos padrões de comportamento o ideal é termos indivíduos educados, ou seja, preparados para atuar dentro das relações interpessoais. Assim o indivíduo ideal é aquele que consegue expressar em termos gerais os padrões de conduta da forma mais correta possível [5, p.1]

Muitos estudos vêm demonstrando que indivíduos com bom relacionamento interpessoal são mais saudáveis, menos propensos a doenças e também mais produtivos no trabalho. O desempenho profissional em diversas áreas, especialmente de gerentes, supervisores, lideres e demais profissionais ( cuja atuação se dá por meio de relações interpessoais), depende, criticamente, de um conjunto de competências e habilidades de relacionamento. Quando socialmente habilidosos esses profissionais contribuem significativamente para a melhoria do clima organizacional bem como para a qualidade das relações intra e intersetores e para a relação com fornecedores, clientes e público em geral.

Durante a década de 90 houve uma desvalorização dos padrões com massificação dos meios de comunicação, com o mercado de trabalho em alta, as famílias deixaram de exercer o seu papel passando isso a terceiros, dentre eles jogando essa responsabilidade para a escola que passou de local de difusão do conhecimento para local de promoção de comportamento. Essa função trouxe a escola um novo desafio, que deveria ser superado pelo trabalho diário e com uma formação condizente com esse desafio. Muito se tem estudado neste campo o que não quer dizer que não hajam problemas a serem superados. Um esclarecimento [5, p. 3] é dado da seguinte forma “ o crescimento de interesse, exemplificado anteriormente, revela também alguns problemas inerentes a área. O primeiro é o de considerar o Treinamento de habilidades Sociais como uma panacéia”. Neste sentido é preciso estar alerta para a necessidade e quanto à possibilidade, dos muitos casos do treinamento das habilidades sociais. Desta forma a educação física desenvolve papel fundamental na aplicação e no trabalho com as habilidades [6, p.1] como se vê.

O processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe no simples exercício de certas habilidades e destrezas. Antes, trata de capacitar o indivíduo a refletir sobre as suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada. A Educação Física possui conteúdos específicos, que permitem às crianças experimentarem e provarem, de forma rica e variada, diferentes alternativas de movimento. Exercitar-se fisicamente desenvolve a sensomotricidade, a motricidade geral e pode servir de base para um posterior treinamento das habilidades específicas, mas ao mesmo tempo também leva ao desenvolvimento das habilidades sociais.

Isso mostra o quanto à escola deve perceber essas mudanças e atuar nelas, pois não bastasse o papel do psicólogo no contexto da educação, vê-se ainda a necessidade de um educador com uma nova visão, que se caracteriza pela promoção em seu trabalho de um espaço para aguçar as habilidades sociais em seus alunos.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando que as habilidades sociais visam uma alteração do comportamento humano e sendo seu papel o de promover comportamentos que consistem em prover o bom relacionamento. O que se busca afinal é explicitar as formas pelas quais o indivíduo pode entender o processo de formação de bons hábitos.
Resgatar hábitos como o pedir favor, perguntar e responder de forma a enfrentar as mais variadas situações, é o desafio que as habilidades sociais se propõem e que se deve mostrar a partir da prática na educação física escolar. Dessa forma será preciso mais do que nunca um aprimoramento das técnicas de ensino, demonstrando de forma prática a possibilidade de desenvolver tais técnicas.
Porém é necessário esclarecer que só é possível tal feito se houver um conhecimento prévio a respeito da temática e uma abordagem técnica significativa o que não fica claro nos autores que descrevem o assunto, precisando assim demonstrar ações claras no sentido de guiar o leitor na interpretação correta das relações entre habilidades sociais e educação física escolar.

4 REFERÊNCIAS
[1] FEITOSA, Fabio B. Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem na interface da educação com a saúde. Revista Científica FACIMED. Ed. Ano 1, Janeiro de 2009. Disponível em http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/6a574a5667a1f02eec966d62d3c9af10.pdf
[2] CAMPOS, Tatiane Neme; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira e DEL PRETTE, Almir. (Sobre)vivendo nas ruas: habilidades sociais e valores de crianças e adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 517-527. ISSN 0102-7972.
[3] FALCONE, Eliane. Habilidades sociais: Para além da assertividade.In: R.C.Wielenska(Org.) Sobre Comportamento e Cognição: Questionando e ampliando a teoria e as intervenções clínicas e em outros contextos. São Paulo: SET Editora Ltda.Vol.6,2000.www.nelydecastro.com.br/publicação/index.php . Acesso em: 28/12/2010.
[4] MAGALHÃES, Pethymã P.; MURTA, Sheila G. Treinamento de Habilidades sociais em estudantes de psicologia: um estudo pré-experimental. Revista Temas em Psicologia. Vol. 11, no 1, 28-37. Disponível em: www.sbponline.org.br/revista2/vol11n1/art03_t.pdf. Acesso em 28/12/2010.
[ 5] Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico prático. Texto online, disponibilizado em http://www.rihs.ufscar.br, em dezembro de 2006.
[6]SANTOS, André R.; BAIXO, Isabela Lorena de S.; SILVEIRA, Diná C. da. O despertar das habilidades sociais na criança através dos jogos no processo educacional. EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 15, nº 149, Outubro de 2010. Disponível em: www.efdesportes.com/efd149/habilidades-sociais-atraves-dos-jogos.htm. Acesso em 22/01/2011.

Sugestão de citação
FRUTUOSO, Claudinei; Teixeira, Eliane de Araújo. Habilidades Sociais: perspectiva e mudança. Revista Partes xxxx.

 

 

* Graduado em Pedagogia, Pós em Metodologia do Ensino Superior, Mestrando em Educação pelo PPGE/UNIR. Email: frutuoso12@gmail.com
 Graduado em Pedagogia pela UNOPAR-PR, Pós em Psicopedagogia Email: elianeteixeira_25@hotmail.com

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