dialogoimprovavel

Por Gilberto da Silva

Após E todavia se move, a gaúcha Margarete Hülsendeger premia seu leitor com seu segundo livro Um diálogo improvável – Homens e mulheres que fizeram história. A autora utiliza-se de vários gêneros literários para nos contar a história de homens e mulheres que se alinharam ao fio da História da Ciência. Ao construir diálogos, contos, pequenas entrevistas e cartas, a autora descreve o drama de mulheres – quase sempre em conflito com os homens de seu tempo – e de cientistas em pleno desenvolvimento de suas teorias. O texto de Margarete parece atuar como uma lupa, ou um microscópio e nos aproximar desse universo distante para muitos. Os homens – e mulheres – da ciência passam, então, a nos pertencer também; ou mesmo que vagamente podemos entender que eles habitavam nossos mundos e não eram seres extraterrenos como poderíamos até pensar.

O texto que dá nome ao livro “Um diálogo improvável” resulta de um imaginário debate entre duas lendas e dois séculos de separação entre um e outro: Isaac Newton e Albert Einstein. Um saboroso debate ali se trava, num jogo de desconfiança, prepotência e egos de dois gênios em ação.

Entre um e outro texto, gotículas de conhecimento vão sendo somadas em nossa história da ciência ao sabermos de fatos curiosos e pouco divulgados de cada um de seus personagens.

Ao percorrermos a máquina cruel do tempo através dos textos elaborados por Margarete cremos, com certeza, que esses cientistas viveram sim num mundo ordinário como homens de seu tempo (ou um pouco além…) com todas as virtudes, moralidades e investidos de humanidade. O que tinham “em excesso” era a inteligência…

Margarete  foi professora de Física em escolas particulares de Porto Alegre e é aluna do Mestrado em Teoria Literária da PUC do Rio Grande do Sul.  A sensibilidade textual que a autora já demonstra em seus artigos, contos e crônicas publicados pela internet ganha mais um fruto precioso a ser experimentado.

Confira os textos de Margarete na Revista Partes

Compartilhe esse texto

Share to Google Buzz
Share to Google Plus
Share to LiveJournal
Share to Yandex