Educação Educação

O uso da informática na avaliação por métodos probabilísticos: estudo de caso em um curso de geometria analítica e vetores

O uso da informática na avaliação por métodos probabilísticos: estudo de caso em um curso de geometria analítica e vetores

 

Karina Pereira Carvalho[1] e Niltom Vieira Junior[2]

 

 

RESUMO

Este trabalho faz uso de um método probabilístico, baseado na Teoria de Resposta ao Item, para a aplicação de testes informatizados. Em campo, foram comparados os resultados de uma prova tradicional com uma avaliação informatizada em uma turma de estudantes de licenciatura em matemática. Os resultados e as dificuldades encontradas nesta prática são discutidos neste trabalho.

 

Palavras-chave: informática na educação, geometria analítica e vetores, testes adaptativos informatizados.

[1] Licenciada em matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais, mestrando em matemática pela Universidade Federal de Itajubá (karinapkarvalho@hotmail.com).

[2] Professor de matemática no Instituto Federal de Minas Gerais, doutor em engenharia pela Universidade Estadual Paulista (niltom@gmail.com).

 

Leia na íntegra o artigo PDF

 

CARVALHO, K. P. ; VIEIRA JUNIOR , Niltom . O uso da informática na avaliação por métodos probabilísticos: estudo de caso em um curso de geometria analítica e vetores. P@rtes (São Paulo) , v. online, p. 1-7, 2016.

Deixe um comentário