Ciências Educação Educação

Razão áurea: um curioso número matemático e algumas aplicações

Karina Pereira Carvalho 

 

Resumo

 

            Euclides foi o primeiro cientista a definir o que posteriormente seria chamado de razão áurea, porém ela pode ser encontrada em obras e construções anteriores à sua época, sem citar a sua constante presença na natureza, não sendo possível definir exatamente qual foi o momento de sua descoberta (LIVIO, 2007).

            O presente trabalho focaliza o que é a razão áurea e quais são as suas aplicações. Outros assuntos relacionados com a mesma, como as propriedades do número φ, sua relação com a série de Fibonacci, ou como construir figuras geométricas que a respeitem, entre outros, não são tratados.

Um pouco da história dessa razão, tão presente na vida das pessoas mesmo sem elas possuírem consciência disto, também é contada ao longo do trabalho. Através disso é mostrado como um conhecimento pode ser utilizado de diferentes formas e, inclusive, como uma informação antiga pode ganhar novas aplicações com o desenvolvimento de novas tecnologias.

É importante ressaltar que o conhecimento de um tema inusitado, surpreendente e polêmico como esse pode despertar, ou aumentar, o interesse dos alunos pelo estudo da matemática.

 

Leia o artigo completo em PDF

Deixe um comentário