MCDLIOR FE001
I  CAN´T  GET NO  SATISFACTION
Nair Lúcia de Britto
“I Cant’t Get No Satisfaction”, interpretada pelos The Rolling Stones, é a música que caracteriza o foco preponderante do filme; que,  além de ser uma deliciosa comédia romântica, tem um cunho filosófico e social.
“Life or Something Like It” (Uma Vida em Sete Dias – EUA- 2002). O filme conta a história de Lanie, uma jornalista lindíssima (Angelina Jolie) muito bem-sucedida profissionalmente, mas leva uma vida muito superficial;  sempre preocupada em manter sua bela imagem e um tanto quanto presunçosa e convencida. O noivo dela é um esportista famoso e bonitão; mas que não lhe dá muita atenção.
LifeorSomehingLikeIt2-Cinema-AngelinaJolie-EdwardBurnsEla está sempre entrando em atrito com seu colega de trabalho: um repórter fotográfico,  competente; cuja postura simples é o oposto de como a jornalista se apresenta. Não se afinam, mesmo porque ele, segundo o ponto de vista dela, não passa de um conquistador volúvel e inconsequente.
A rotina de trabalho deles muda, de repente, depois de uma reportagem com um morador de rua que tinha fama de ser vidente. Ela o entrevista esnobando-o e divertindo-se com suas previsões até que ele prevê a morte dela para dali a uma semana. Ela tenta não levar a sério,  mas fica impressionada quando outras previsões dele estão se realizando.
Procura o noivo para conversar a respeito, mas ele se esquiva. E ela acaba por desabafar seus receios com o Pete (Edward Burns); o colega mulherengo.
Ao mesmo tempo em que procura tranquilizá-la o repórter critica sua vida muito superficial que  lhe tira a alegria e a espontaneidade.
Lanie pondera sobre as palavras dele e chega à conclusão de que não era uma pessoa feliz, apesar de tudo que possuía. E, assim, numa outra reportagem, em ela vai entrevistar um grupo de trabalhadores em greve; descontentes com o salário e as más condições de trabalho; ela comparece mais solta, mais descontraída, e vestindo-se simplesmente. Ela apoia os grevistas e os convida a cantar com ela a música dos Rolling Stones: “I Can’t Get No Satisfaction” (Eu não Consigo ficar Satisfeito).
A música eletrizante contagia os grevistas, os curiosos presentes, os cinegrafistas; enfim: fortifica a energia dos trabalhadores, na luta pelos seus direitos, assim como todos os assistentes.
A própria jornalista se contagia com essa energia; e muda sua vida na busca da verdadeira felicidade.
O Brasil está num momento político de grande insatisfação para os brasileiros, que querem  mudanças na Educação, Segurança,  Saúde e Desenvolvimento Econômico. Querem transformar a Corrupção degradante em valores morais como Justiça e Honestidade.
Cantemos, pois, todos juntos e unidos na luta por um ideal que traga, a todos os brasileiros, alegria e felicidade:
I Can’t Get No Satisfaction.  
Nair Lúcia de Britto é poeta e jornalista

Nair Lúcia de Britto é poeta e jornalista

Compartilhe esse texto

Share to Google Buzz
Share to Google Plus
Share to LiveJournal
Share to Yandex