ELZA SOARES ARRASOU NAS OLIMPÍADA 2016
ELZASOARES-cantorabrasil-cantounasOlimpiadas
Nair Lucia de Britto 
  
 
Elza Soares uma das mais consagradas cantoras brasileiras deu um belo espetáculo nas Olimpíadas de 2016, durante sua abertura, por sinal, maravilhosa. Foi uma sábia e justa lembrança convidá-la entre outras estrelas, para representar o Brasil.  
 
Na sua difícil trajetória de vida, mostrou-se sempre não só uma grande cantora, mas também uma mulher forte e guerreira, que não se deixou abater pelas dificuldades e nunca desistiu dos seus sonhos. Nasceu na favela da Moça Bonita, em Padre Miguel (atual Vila Vintém). Seu pai era um operário e violonista e sua mãe lavava roupas para fora, para ajudar a família. Com apenas 12 anos de idade, o pai deu sua mão em casamento e, aos 13, já era mãe de João Carlos.
 
ELZASOARES-OLIMPIADAS2016Começou sua carreira no programa Ary Barrosa, na TV Tupi, como caloura. Com seu jeito simples e humilde logo mostrou seu potencial com sua bela voz. Com o dinheiro que ganhou comprou os remédios que seu filho estava precisando.
 
Ao completar 15 anos de idade, ela perdeu seu segundo filho e, com apenas 21, ficou viúva. Para sustentar a família começou a trabalhar como encaixotadora e conferente numa fábrica de sabão, de nome “Véritas”.
 
Quando conheceu o famoso jogador de futebol brasileiro, Manoel Garrincha dos Santos, Elza já estava com 32 anos de idade. Foi uma paixão arrasadora, tanto que Garrincha se divorciou da esposa para ficar com Elza Soares. A união dos dois gerou grande polêmica na sociedade preconceituosa que não aceitava o divórcio. A cantora recebeu inúmeras ofensas por causa disso. No entanto ela permaneceu casada com Garrincha por dezesseis anos, até a separação que ocorreu em 1982. Dessa união tiveram apenas um filho que recebeu o mesmo nome do pai: o “Garrinchinha”, como era carinhosamente chamado. 
 
 
Quatro anos depois, Garrincha faleceu, o que deixou Elza Soares arrasada, apesar de já estarem separados. Para aumentar a dor da cantora, em 1989 ela perdeu também o filho de apenas 9 anos de idade, num acidente de carro. Elza, então, entrou em desespero e, para fugir de tanto sofrimento, saiu do Brasil.
 
ELSASOARES2Na Europa e Estados Unidos trabalhou como cantora, fazendo várias turnês.
 
No ano 2000 Elza Soares foi premiada como a melhor cantora do Milênio, pela BBC de Londres, por ter se apresentado num conserto, com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues.  
 
Ao voltar para o Brasil reencontra sua filha, já formada em bem posicionada na vida, o que lhe deu um grande alento e uma grande alegria.  
 
Entre muitas de suas canções estão “Se acaso você chegasse”, “Cadeira Vazia”, “Só danço samba”, “Mulata assanhada” e “Aquarela do Brasil”.
 
Nas Olimpíadas 2016, a cantora mostrou a garra e toda potencialidade que ainda tem na sua voz; que lhe é tão peculiar, rouca e vibrante; comparável às melhores cantoras do jazz americano. Motivo de grande orgulho para o povo brasileiro!
Nair Lúcia de Britto é poeta e jornalista

Nair Lúcia de Britto é poeta e jornalista

 

Compartilhe esse texto

Share to Google Buzz
Share to Google Plus
Share to LiveJournal
Share to Yandex